Campanha de doação de sangue será realizada no IFMT São Vicente dia 27 de fevereiro

Publicado por: Campus São Vicente / 4 de Fevereiro de 2019 às 08:02

Dentre as atividades programas pelo Núcleo de Qualidade de Vida do IFMT São Vicente para o primeiro semestre de 2019 está a campanha de doação de sangue para o MT-Hemocentro. O banco de sangue público que atende os pacientes internados nos hospitais públicos e nos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande.

A equipe do MT-Hemocentro estará no IFMT Campus São Vicente no dia 27 de fevereiro (quarta-feira) para proceder a coleta de sangue de doadores voluntários, das 8h às 16h.

As doações serão no Hemobus, o ônibus de coleta do banco de sangue.

Estão convidados servidores, alunos e comunidade. Os interessados em contribuir com este gesto de solidariedade devem portar documento de identificação e, se tiver, a carteirinha de doador.

Para doar, a pessoa deve pesar no mínimo 50 kg, ter entre 16 e 69 anos de idade, estar devidamente alimentado e gozar de boa saúde. É necessário portar documento de identificação com foto.

Todo sangue doado passa por vários testes para que possa ser utilizado com segurança. São feitos exames de AIDS, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, HTLV, tipagem sanguínea, fator RH, entre outros, que serão, posteriormente, entregues ao doador.

Benefícios Legais
A legislação estadual garante certos benefícios aos doadores de sangue, como isenção de taxa na inscrição para concurso público, meia entrada em eventos culturais, de esportes e lazer, e atendimento preferencial em repartições públicas e alguns tipos de estabelecimento.