início do conteúdo

Câmpus São Vicente notifica proprietários de comércio e moradores a respeito da proibição de queimadas

Publicado por: Campus São Vicente / 22 de Julho de 2016 às 08:50

O IFMT Câmpus São Vicente, através da Notificação nº 06/2016, inteirou os proprietários de pontos comerciais na BR 364/163 (em frente ao câmpus) e moradores da Vila de São Vicente a respeito da queima de lixo e do período proibitivo de queimadas.

A Notificação Extrajudicial destaque para “não efetuar a queima de lixo e/ou quaisquer outros materiais no entorno das barracas, quintais de residências e arredores”, enfatizando que o lixo produzido deve ser acondicionado em embalagens apropriadas e depositado em locais ao alcance do trator que faz a coleta.

Alerta-se ainda que os notificados devem “monitorar para que veículos estacionados às margens da rodovia e em frente das barracas não obstruam as entradas e saídas de veículos” e que devem “coibir que pessoas façam necessidades físicas ao redor das barracas, visto que nesses pontos comerciais não há locais apropriados para isso e fazê-las no entorno desrespeitam-se as pessoas que residem nas proximidades e nada contribui para a preservação da higiene e qualidade de vida”.

Período Proibitivo
Nas últimas décadas, o uso aleatório do fogo, em especial o fogo florestal, tem despertado a atenção da sociedade e dos governantes. Nesse sentido, o Estado de Mato Grosso estabeleceu, por meio de lei, um período proibitivo para o uso do fogo, entre os meses de julho a setembro, considerado o período mais crítico do ano. Neste período, que chamamos de “seca”, juntamente com a baixa Umidade Relativa do Ar, cria-se um ambiente propício para originar os indesejáveis incêndios acidentais.

Cerca de 60% dos incêndios florestais ocorrentes no Brasil e em Mato Grosso têm origem nas margens das rodovias federais, estaduais e vicinais e a responsabilidade legal referente à prevenção e ao controle do fogo cabe à União, estados e municípios, respectivamente.

O período proibitivo de queimadas compreende o período de 15 de julho a 15 de setembro e o não cumprimento das legislações pode incorrer em multas.

As legislações a seguir regulam possíveis responsabilizações administrativas, cíveis e penais.

Como Proceder
No momento em que estiver ocorrendo o fogo, deve-se: mobilizar todas as pessoas da comunidade para evitar que o fogo fique incontrolável, e acionar o Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal ou a Defesa Civil. 

Clique aqui e veja a Cartilha Aprosoja de Orientação de Combate a Incêndios

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus São Vicente

Rodovia BR-364, Km 329, s/n - CEP: 78.106-000

Telefone: (65) 3341-2100

Cuiabá/MT