Caravana promove integração entre instituições, estudantes e produtores agroecológicos

Publicado por: Campus São Vicente / 11 de Novembro de 2019 às 12:24

A I Caravana Agroecológica e Cultural de Mato Grosso foi realizada entre os dias 22 e 25 de outubro, percorrendo municípios como Sinop e Terra Nova, com o objetivo de promover a integração entre as instituições, estudantes e produtores agroecológicos de Mato Grosso, no intuito de formar profissionais om a percepção de como se faz Agroecologia.

A caravana é foi uma ação do Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica do Cerrado do IFMT São Vicente (CVT Cerrado) e instituições parceiras, com o objetivo de acompanhar a reunião itinerante do Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, realizado em Sinop.

Foram realizadas visitas, rodas de conversa e interação dos caravaneiros agroecológicos com agricultores orgânicos e agroecológicos do médio norte, pesquisadores e instituições de ensino, pesquisa e extensão, nas cidades de Sinop e Terra Nova.

No dia 22, a Caravana saiu do IFMT São Vicente e participou do Fórum, que aconteceu na sede das Promotorias de Justiça de Sinop. Na ocasião, além da apresentação do pesquisador do Núcleo de Estudos Ambientais e de Saúde do Trabalhador (@neast.mt), do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFMT, também foram divulgadas informações sobre o convênio firmado entre o MPT, o IFMT e a Fundação Uniselva para a realização do projeto de extensão “Implantação do Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica do Cerrado”.

De acordo com Dalmir Kuhn, responsável pelo CVT Cerrado, “o que mais chamou atenção foi a correlação existente nos atuais níveis de ocorrências de doenças como o câncer, leucemia e outras com a presença de resíduos de agrotóxicos no ambiente (solo, água e no ar), e a proximidade das aplicações com os centros urbanos”.

No dia seguinte, 23, foram realizadas visitas à Embrapa Sinop e ao projeto sobre Sistemas Agroflorestais (SAF), onde foram compartilhadas as experiências na condução de diversos SAF’s na Vitrine Tecnológica da empresa e apresentados arranjos produtivos com o componente arbóreo promovendo a longevidade e a melhoria do solo com a utilização de árvores nos sistemas produtivos.

Em Terra Nova, durante todo o dia 24, houve visitação à Escola Agrícola Agroecológica de Terra Nova, onde foi observada a produção no sistema mandala, produção agroecológica e rotina da escola.

No último dia da caravana a visita foi no sítio Pequizal, onde há produção orgânica de pequi e outras plantas perenes como o assai, café e cacau.

CVT Cerrado
O CVT do Cerrado está localizado no IFMT Campus São Vicente e é um projeto financiado pelo Ministério Público do Trabalho – MPT 23 PRT 23ª Região, com a finalidade de realizar ações de implantação de projetos agroecológicos produtivos agrícolas e pecuários, bem como a construção de ambientes (alojamentos) e de criações com aproveitamento dos recursos naturais com ênfase no bem estar animal.