CONSUP: Novos conselheiros eleitos são empossados e participam de palestras com membros da CGU, Procuradoria e Corregedoria

Publicado por: Reitoria / 23 de Abril de 2018 às 13:31

Os novos conselheiros eleitos para o Conselho Superior do Instituto Federal de Mato Grosso tomaram posse na manhã desta segunda-feira (23/04), na sala de projeções do Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva. Na cerimônia de posse, o presidente do Consup e reitor do IFMT, professor Willian de Paula destacou que nesse primeiro ano de gestão houveram questões e proposições de mudanças para cada vez mais avançar com as demandas do conselho.

“Essa manhã de hoje (23/04) também é muito importante para mim, pois serão os conselheiros e conselheiras que estarão comigo na tarefa fazer a gestão dessa instituição. Sejam bem-vindos e bem-vindas, a esse desafio que é a gestão de 19 campi mais a reitoria. Como também de fazer parte de uma Rede Profissional e Tecnológica que os representa pelo Colégio de Reitores que é Conif, e para o desafio internacional que é fazer com que essa marca chegue para o mundo”, destacou o presidente do Consup.

Wilian de Paula salientou que a cada reunião do conselho haverá capacitação com os membros, com o objetivo de terem um conhecimento mais aprofundado da Instituição.

O diretor-geral do Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, professor Cristovam Albano da Silva Junior, desejou aos novos membros que façam um bom trabalho e que olhem com muito carinho para a instituição. Após a cerimônia de abertura, os novos conselheiros participaram de uma palestra com membros da CGU, Procuradoria Federal e Corregedoria do IFMT.

A superintendente da CGU Regional/MT e auditora federal de finanças e controle, Karina Jacob Moraes, falou aos novos conselheiros, o que compete ao conselho superior, que é apreciar as contas do exercício financeiro e o relatório de gestão anual, emitindo parecer conclusivo sobre a propriedade e a regularidade dos registros, devendo, para tanto, solicitar parecer técnico ou esclarecimentos do setor contábil ou da auditoria interna do IFMT.

Ela destacou que os conselheiros têm a função de supervisão da gestão e que a auditoria interna está vinculada e subordinada ao Consup. Karina Moraes explicou ainda que a auditoria interna tem a função de acompanhar, monitorar e propor recomendações para a melhoria da gestão.

O procurador federal junto ao IFMT, José Roberto Curvo Garcia, na sua apresentação falou da importância do Consup dentro da instituição, que é um órgão colegiado que representa diversas categorias dentro do próprio instituto.

“O Conselho Superior é composto pelo próprio reitor, pelos dirigentes, representante dos discentes, dos docentes, dos técnicos-administrativos, do MEC, entre outros. Isso mostra a importância do conselho numa perspectiva muito mais ampla, do que uma simples decisão do reitor. Além das obrigações citadas pela representante da CGU e o dever de cautela, nós não podemos dissociar que o conselho abrange uma série de atividades, do que uma simples fiscalização. Ele faz parte do existir do Instituto Federal no auxílio da tomada de decisões macro da instituição. E isso tem que ser levado em consideração”, destacou o procurador federal.

O corregedor do IFMT, o servidor Vinicius Moraes Arantes, expôs aos conselheiros a unidade que está sendo implantada, sua estrutura, competência e atividades. “A corregedoria foi implantada para dar mais transparências aos atos”, disse Vinicius Arantes.