Cooperativa de assentamento ganha licitação para vender 22,5 toneladas de alimentos para IFMT São Vicente

Publicado por: Campus São Vicente / 10 de Novembro de 2017 às 11:32

Na manhã desta sexta-feira (10 de novembro), foi realizada a licitação no IFMT São Vicente para aquisição de 22,5 toneladas de gêneros alimentícios da agricultura familiar, para atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

A Chamada Pública nº 01/2017 foi lançada no dia 20 de outubro, destinada a fornecedores individuais, agricultores familiares organizados em grupos informais, e grupos formais (cooperativas e associações). Porém, houve apenas um participante, a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Assentamento Santo Antônio da Fartura – Coopersaf.

Com os procedimentos de qualificação, conferência da documentação estabelecida no edital e da proposta apresentada, a Coopersaf foi declarada vencedora do processo licitatório, no total de R$ 87.355,00, valor 8,23 % menor que o preço de referência.

“Após o lançamento da despesa e consequente confecção e assinatura do contrato, a cooperativa começará a entregar ao IFMT São Vicente, conforme a demanda da escola”, explicou Amarildo Poletto da Silva, da Comissão Permanente de Licitação. Foram adquiridos produtos como abóbora verde, abóbora cabotiã, batata-doce, banana da terra, banana-nanica, mandioca, chuchu, repolho verde e tomate paulista.

Paulo Rodrigues Galvão, representante da Coopersaf, destacou que são 51 cooperados registrados e que participar deste processo incentiva a produção, além de abrir as portas para a participação em outras licitações.

Alex Gomes, servidor do IFMT, lembra que a partir de agora outras cooperativas da região e mesmo agricultores familiares individuais se sentirão mais estimulados a fazer parte destes processos, alertando também sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF), de aproximar produtores e compradores, superando dificuldades como, por exemplo, a documentação necessária para a venda.

Para Francielly Carlini, diretora de Administração e Planejamento, a aquisição de alimentos de produtores locais, além de fomentar a economia da região, traz para os pratos dos alunos produtos mais frescos.

Também participaram Vânia Lúcia de Souza Silva, da Comissão de Permanente de Licitação, e Fábio Henrique Silva, diretor-geral substituto do IFMT São Vicente.