Curso de Extensão em Robótica é oferecido à comunidade pelo Centro de Referência de Campo Verde

Publicado por: Campus São Vicente / 17 de Setembro de 2019 às 11:18

Um Curso de Robótica aberto à comunidade está sendo oferecido pelo IFMT São Vicente Centro de Referência de Campo Verde. A qualificação é gratuita, tem carga horária de 24 horas, distribuídas em seis encontros semanais, das 13h às17h aos sábados. O requisito é já ter cursado ou estar cursando o 1º ano do Ensino Médio.

Coordenado pelo professor Pedro Henrique Pereira, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), este curso de extensão tem o objetivo de fornecer aos participantes uma visão inicial sobre a robótica tanto nos seus aspectos teóricos, como práticos e observacionais.

“É uma oportunidade para que os participantes consigam perceber que o desenvolvimento de sistemas está presente, de forma embarcada, em máquinas, implementos agrícolas, dispositivos eletrônicos e outros”, destaca o professor.

Este projeto foi um dos contemplados pelo Edital de Apoio à Extensão nº 28/2019-RTR/Proex. Também participam do projeto o aluno bolsista Vanderson Luis Carniel e o aluno voluntário Leandro Alves da Costa, ambos do 4º semestre do curso de TADS.

Dentre o conteúdo programático destacam-se plataforma open-source/open-hardware Arduino, IDE para desenvolvimento, lógica para programação robótica, princípios de eletrônica, introdução a motores, sensores e servo motores, driver de controle de motores, funcionamento do sensor de cor, funcionamento do sensor ultrassônico e funcionamento do sensor reflexivo infravermelho.

Inscrições
As inscrições devem ser feitas, a partir do dia 23 de setembro, presencialmente no Centro de Referência de Campo Verde, localizada à Rua Izidoro Luiz Gentilin, nº 585, Belvedere, Campo Verde. As vagas são limitadas e haverá cadastro de reserva para o caso de desistências e também para a abertura de novas turmas.

O professor Pedro Henrique, recentemente participou do Curso de Extensão Universitária na modalidade de Difusão: Robótica II e Robótica III, na Universidade de São Paulo (USP), e agora está difundindo e compartilhando o conhecimento adquirido com a comunidade interna e externa.

“Além do aprendizado e o contato com outros kit´s educacionais de robótica, o curso na USP contribuiu na preparação da metodologia e adequação do formato para a reprodução do curso de acordo com a realidade local. A troca de experiência com outros professores colaborou bastante, pois, muitos já trabalham com essa temática em suas escolas”, enfatizou.

>>> Cursos na USP capacitam professores em robótica e computação

Clique aqui para saber mais sobre o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) oferecido no Centro de Referência de Campo Verde.