Departamento de Inovação Tecnológica realiza Workshop "Construção de patentes relevantes"

Publicado por: Reitoria / 5 de Outubro de 2021 às 10:50

Com o intuito de disseminar o conhecimento sobre propriedade industrial e a inovação, o Departamento de Inovação Tecnológica em parceria com a Axonal Consultoria Tecnológica, realizaram no dia 26 de outubro, o workshop "Construção de patentes relevantes". O evento é aberto ao público, ocorrerá das 8 às 11 horas (horário de Cuiabá), no formato online, gratuito e terá a emissão de certificado. Para se inscrever é necessário acessar o link : https://eventos.ifmt.edu.br/eventos/122/PATENTES21/

O Workshop é uma versão condensada dos cursos “Construção de Patentes Relevantes” e “Busca e Análise de Informações, com Foco em Patentes”. O palestrante será o sócio diretor da AXONAL, Henry Suzuki que atua na construção de projetos e redes de inovação, com foco na criação, proteção e monetização de ativos intelectuais. Particularmente, por meio da capacitação e orientação de equipes de modo que possam realizar tais atividades por si mesmas.

Na programação serão abordados assuntos como: Patentes como instrumentos para impedir terceiros de usarem invenções sem autorização e como soluções técnicas para problemas técnicos novos e não óbvias.

Segundo a diretora do Departamento de Inovação Tecnológica, Fernanda Caldeira, o workshop tem como objetivo auxiliar os pesquisadores em pesquisas de patentes, acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual do Instituto Federal.

Caldeira acrescenta ainda, que o evento facilitará a interface da Agência Inovação com a sociedade, divulgando e transferindo as tecnologias desenvolvidas em seus campi e estabelecer uma “cultura da inovação”, por meio da qual toda a Agência Inovação possa criar e se reinventar, estabelecendo novos paradigmas nas relações com a sociedade.

"Ao longo das 3 horas de evento serão abordados alguns dos principais pontos de prática, lógica e os porquês que estão por trás da construção de patentes que realmente valham a pena serem depositadas, tramitadas e mantidas", ressalta Fernanda Caldeira.