Doação de Sangue: Alunos de TADS em Campo Verde promovem ação solidária

Publicado por: Campus São Vicente / 6 de Fevereiro de 2019 às 08:26

Os alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do IFMT São Vicente, estão promovendo uma Ação Solidária com Doação de Sangue, que acontecerá no dia 19 de fevereiro (terça-feira), no Centro de Referência de Campo Verde (Veja a localização).

A coleta de sangue será realizada pela equipe do MT Hemocentro, o banco de sangue público que atende os pacientes internados nos hospitais públicos e nos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande. As doações serão realizadas no Hemobus, o ônibus de coleta externa do banco de sangue.

Esta ação contará também com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde do município de Campo Verde, que disponibilizará profissional médico em todos os momentos da doação e suporte de ambulância e hospitalar em caso de qualquer intercorrência.

O objetivo desta iniciativa é estimular os alunos a participarem de ações de caráter social, proporcionando momentos de integração entre os mesmos, além de conscientizar a população sobre a importância de ser um doador e ajudar a salvar vidas.

O evento se destina aos alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Agronomia do Centro de Referência de Campo Verde. Porém, além dos alunos, estão convidados para participarem desta ação, os servidores do IFMT e comunidade campoverdense.

Quem pode doar?
Para doar, a pessoa deve pesar no mínimo 50 kg, ter entre 16 e 69 anos de idade, estar devidamente alimentado e gozar de boa saúde. Os interessados em contribuir com este gesto de solidariedade devem portar documento de identificação (com foto) e, se tiver, a carteirinha de doador.

Todo sangue doado passa por vários testes para que possa ser utilizado com segurança. São feitos exames de AIDS, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, HTLV, tipagem sanguínea, fator RH, entre outros, que serão, posteriormente, entregues ao doador.

Benefícios Legais
A legislação estadual garante certos benefícios aos doadores de sangue, como isenção de taxa na inscrição para concurso público, meia entrada em eventos culturais, de esportes e lazer, e atendimento preferencial em repartições públicas e alguns tipos de estabelecimento.