Esclarecimentos à Comunidade Escolar do IFMT Campus São Vicente

Publicado por: Campus São Vicente / 17 de Novembro de 2015 às 12:23

Prezados participantes da comunidade escolar do IFMT Campus São Vicente, especialmente para os pais dos adolescentes em regime de moradia interna do Campus, saudações.

É com estranheza que recebemos notícias veiculadas na data de 16 de novembro de 2015 sobre os alunos que passaram mal e tiveram sintomas de desmaio.

Primeiramente, esclarecemos que, segundo o Serviço de Ambulatório do Campus, entre os dias 11 e 13 de novembro, 10 (dez) estudantes tiveram alguma intercorrência, sendo que 2 (dois) já fazem tratamento com anticonvulsivo e são acompanhados por neurologistas. Os outros se queixaram à enfermeira do Campus sintomas como choro, falta de ar, queda de pressão e um desmaio. Todos eles foram atendidos prontamente no Ambulatório e encaminhados para o Serviço de Pronto Atendimento do Hospital Coração de Jesus, na cidade de Campo Verde. Os médicos atenderam aos estudantes e não diagnosticaram nenhum mal fisiológico.

Para o serviço de ambulatório, esses sintomas são típicos de alguma alteração emocional, própria do contexto da adolescência. Todos os pais dos estudantes que apresentaram-se no Serviço de Ambulatório foram avisados e orientados a acompanhar a saúde dos filhos.

No Campus São Vicente, há um serviço de psicologia que está acompanhando os estudantes a fim de ajudá-los a esclarecer e orientar os próprios sentimentos, como também há um serviço de orientação educacional a fim de ajudar os estudantes a empenharem-se nos estudos.

O Departamento de Assistência ao Estudante acompanha todos os estudantes que estão na moradia interna do Campus e, quando há alguma intercorrência de saúde, os estudantes são levados para o Sistema Municipal de Saúde da cidade de Campo Verde para serem diagnosticados e tratados, quando necessário. Todos os estudantes do Campus são assistidos pelo seguro escolar com cobertura para acidentes.

Com base nisso, sabemos que a assistência aos estudantes está sendo realizada com efetividade e eficiência, não somente nos dias de hoje, mas ao longo da sua história de 72 anos de existência da nossa instituição com a oferta de internado para os estudantes aqui alojados. Atualmente, tem-se no Campus uma média de 270 alunos em regime de internado.

Causa-nos estranheza e incômodo que, comportamentos próprios de adolescentes entre 14 e 17 anos, que vivem em internato, na zona rural do município de Santo Antônio de Leverger, e que estão em meio a brincadeiras, conversas e alterações emocionais típicas do universo adolescente virem notícia por um meios de comunicação que nem chegaram a entrar em contato de forma oficial com a direção do Campus para buscar esclarecimentos.

Aos pais que tenham qualquer dúvida ou queiram buscar esclarecimentos, pedimos que venham conversar diretamente com a Direção do Campus São Vicente.

Atenciosamente.

Direção-Geral