IFMT lança edital de apoio e fortalecimento a projetos de pesquisa, edital nº 99/2017

Publicado por: Reitoria / 10 de Outubro de 2017 às 12:04

O IFMT lançou, nesta segunda-feira (09/10), o Edital nº 99/2017, que trata do processo de seleção de projetos de pesquisa para o fortalecimento dos grupos ligados ao programa de apoio à pesquisa do IFMT – PROPES. O objetivo, além de fortalecer as linhas de pesquisa dos grupos, é potencializar a produção científica, intelectual e tecnológica da comunidade acadêmica do IFMT.

Serão selecionados até 10 (dez) projetos de pesquisa aplicada que deverão atender os critérios estabelecidos no edital. O período para submissão dos projetos será de 10 a 27 de outubro. A análise será de feita no período de 30 de outubro a 01 de novembro. A divulgação do resultado preliminar será até 03 de novembro. O prazo para interposição de recursos vai até o dia 06 e a divulgação do resultado final, até o dia 08 de novembro.

As propostas aprovadas serão financiadas com recurso da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPES), que disponibilizará o valor total de até RS 30.000,00 para auxílio à pesquisa aplicada.

Os projetos submetidos deverão estar relacionados a linha de pesquisa aplicada em áreas de interesse da instituição e deverão priorizar o trabalho coletivo e interdisciplinar, sem excluir temas e objetos de outras áreas do conhecimento relacionados às temáticas desenvolvidas nos cursos oferecidos pelo IFMT. Os grupos deverão respeitar suas linhas de pesquisa e focar em temas de relevância tecnológica e social.

Conforme o edital, projeto de pesquisa aplicada é aquele em que o investigador pretende contribuir para fins práticos, mais ou menos imediatos, buscando soluções para problemas concretos, a fim de transformar em ação concreta os resultados do trabalho.

A implantação dos Projetos de Pesquisa Aplicada será coordenada pela Diretoria de Pesquisa e Inovação (DPI) da PROPES/IFMT, com apoio dos dirigentes de Pesquisa dos Campi.

Os projetos deverão ser enviados pelo líder do grupo de pesquisa (coordenador), através do Protocolo do Campus (SUAP) ou entregues diretamente na PROPES, até as 17horas do dia 27/10/2017, em envelope lacrado, contendo formulários e documentos específicos para o edital.

A avaliação dos projetos será feita em 4 (quatro) etapas: análise documental; análise quanto aos requisitos da Linha de Submissão (ambas de caráter eliminatório); análise do mérito e da produção científico-tecnológica do líder do grupo (ambas de caráter classificatório).

Após a divulgação do resultado final de classificação dos projetos, a PROPES divulgará a lista de documentos necessários para a implantação do projeto de pesquisa.

O valor apresentado na planilha orçamentária do projeto de pesquisa será analisado pela equipe da PROPES, podendo ter aprovacão total ou parcial, nunca ultrapassando o limite de R$ 3.000,00 (três mil reais). A prestação de contas deverá ser apresentada pelo líder do grupo de pesquisa (coordenador) ao final do período do programa, de acordo com o Regulamento de Auxílio Financeiro a Pesquisador, aprovado pela Resolução CONSUP/IFMT 051/2012.

Cronograma das atividades:

Período para Submissão dos Projetos: 10/10 a 27/10/2017
Análise dos Projetos: 30/10 a 01/11/2017
Divulgação do Resultado Preliminar: até 03/11/2017
Prazo para interposição de recursos: até 06/11/2017
Divulgação do Resultado final: até 08/11/2017
Preparo de documentação pela PROPES para implantação dos projetos: 09 a 10/11/2017
Envio da documentação a PROAD para pagamento do auxílio ao pesquisador - “taxa de bancada”: até 13/11/2017
Início da vigência dos projetos: 01/12/2017
Entrega do relatório técnico parcial pelo líder do grupo de pesquisa (coordenador): Junho/2018
Encerramento da vigência dos projetos: 31/01/2019
Entrega do relatório técnico final e de prestação de contas: 28/02/2019