IFMT realizou capacitação com os docentes no programa Células Empreendedoras

Publicado por: Reitoria / 24 de Novembro de 2015 às 10:14

Cerca de 40 docentes de vários campi do Instituto Federal de Mato Grosso participaram na segunda-feira, dia 23 de novembro, no auditório da reitoria do IFMT, da capacitação do Programa Células Empreendedoras, da Universidade Federal de Pernambuco, pelo professor Genésio Gomes. A iniciativa é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Nessa terça-feira (24/11), a capacitação ocorre na Unemat e na quarta-feira (25/11) na UFMT, com os professores do ensino superior dessas instituições de ensino que receberão informações sobre como transformar uma ideia num negócio.

O programa Células Empreendedoras visa a capacitação dos servidores das Instituições de Ensino Superior (IES) na questão do empreendedorismo com os seus alunos. O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Antônio Carlos Vilanova, em sua fala na abertura da capacitação salientou a importância da inovação tecnológica para o estado de Mato Grosso e Brasil, e que esse programa é o início de um grande programa de empreendedorismo no estado.

A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMT, Valquíria Martinho, destacou que o programa é voltado para o mercado, como também para a solução dos problemas da sociedade. Ela comentou que no âmbito do IFMT, existem professores e alunos brilhantes e que eles não podem ficar adormecidos num Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Esses projetos precisam sair do papel e serem implantados na sociedade”, frisou Valquíria.

O gestor governamental da Seciteci e gerente do projeto do Parque Tecnológico, Washington Fernandes, explicou que a capacitação do Programa Células Empreendedoras é a primeira ação do Parque Tecnológico que não é prédio, mas uma rede de instituições e de pessoas em prol da inovação no estado de Mato Grosso. Washington ressaltou que o programa visa estimular o empreendedorismo e a criação de startup’s a partir de maratonas de ideias, modelagens de negócios desenvolvidas com professores e alunos de forma multidisciplinar culminando num prêmio.”A meta é envolver 200 alunos de cada IES e na fase final, apoiar a aceleração de cinco projetos e trazer os melhores mentores de referência nacional para orientar e assessorar esses professores e alunos, preparando-os para a Campus Party e os Programas de Aceleração Locais e Nacionais

O professor Genésio Gomes da UFPE destacou que já vivemos uma era do empreendedorismo. “O governo não consegue atender completamente as ansidades das comunidades acadêmicas das Instituições de Ensino Superior (IES), por isso a necessidade de transformar a academia num veículo de transformação social com base no brilho nos olhos do aluno e do professor”, destacou o professor Genésio Gomes, idealizador do programa Células Empreendedoras, na Universidade Federal de Pernambuco.