IFMT São Vicente é homenageado na ALMT por sua contribuição ao status MT Livre de Aftosa

Publicado por: Campus São Vicente / 10 de Maio de 2018 às 15:26

O IFMT Câmpus São Vicente foi homenageado na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) por sua relevante contribuição para a conquista e manutenção do Certificado como Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal para o estado.

A homenagem aconteceu durante uma Audiência Pública realizada no dia 03 de maio, na ALMT, requerida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), e contou com a presença de profissionais, produtores rurais e servidores públicos que, ao longo dos últimos 60 anos, trabalham pela conquista e pela manutenção do status de livre de aftosa com a vacinação.

O deputado destacou a importância da pecuária para economia do estado e lembrou que o passaporte para nossa carne é a sanidade do rebanho.

“A abertura de mercados nacionais e internacionais não acontece do dia para noite, mas decorre do trabalho de muitos que se dedicam para manter o estado livre da aftosa. Servidores do Indea, médicos-veterinários e produtores que trabalham para garantir a segurança”, afirmou o deputado Wilson Santos.

Na audiência, o IFMT São Vicente foi representado pelos professores Fábio Henrique da Silva, substituto do Diretor-Geral, e Saulo Moura, acompanhados por alunos do curso Bacharelado em Zootecnia, que, na ocasião, também assistiram a palestras sobre o tema.

“Esta homenagem significa o reconhecimento do trabalho realizado na formação de profissionais, na disseminação do conhecimento e na contribuição do Câmpus São Vicente para o combate à febre aftosa no Brasil” destacou Fábio Henrique.

Em maio, o Brasil foi reconhecido internacionalmente como país livre de aftosa e agora trabalha para a implantação do Plano Nacional de Erradicação da Aftosa sem a vacinação, o que poderá ampliar ainda mais o mercado da carne. Mas, para isso, uma série de requisitos deverá ser preenchida, como investimento em fiscalização.