início do conteúdo

IFMT São Vicente lança edital de seleção de projetos de pesquisa de iniciação científica

Publicado por: Campus São Vicente / 26 de Maio de 2017 às 13:40

O IFMT São Vicente, através do seu Departamento de Pesquisa, torna público o processo de seleção de projetos de pesquisa de iniciação científica do ensino médio, para serem desenvolvidos no período de 1º de agosto de 2017 a 31 de julho de 2018.

O edital visa atender o estabelecido pela Lei no 11.892/2008 (Lei de criação dos Institutos Federais) em seu art. 7º e o Estatuto do IFMT, em seu art. 6º, que objetiva “realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade”.

O Programa Institucional de Iniciação Científica do IFMT Câmpus São Vicente (PROIC/SVC/IFMT) destina-se a proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, através do apoio a participação de discentes de nível médio/técnico.

Dentre os objetivos deste programa temos itens como auxiliar na criação e consolidação de uma política de pesquisa no âmbito do IFMT Câmpus São Vicente, despertando a vocação e o pensamento científico através do apoio a participação discente nos projetos de pesquisa científica; contribuir para a formação de recursos humanos qualificados para atuação na pesquisa científica; estimular o desenvolvimento do pensamento e da prática científica dos discentes; melhorar a participação dos discentes nas atividades de pesquisa e inovação; proporcionar aos discentes a familiarização com a metodologia científica, com as técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o pensamento crítico e a curiosidade científica.

A modalidade de bolsa contemplada neste edital é a Iniciação Científica Júnior – ICJ com valor de R$ 100,00 mensais, conforme o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio – PIBIC - EM do CNPq. Serão disponibilizadas 11 bolsas para o IFMT Campus São Vicente, sendo que para os cinco primeiros projetos classificados haverá a taxa de bancada adicionada duas bolsas. Já para o 6º projeto classificado haverá a taxa de banca adicionada de apenas uma bolsa. A vigência destas bolsas será de 12 meses, iniciando em 01/08/2017.

A avaliação dos projetos de pesquisa constituirá de duas etapas: Análise documental (caráter eliminatório) e análise do mérito (caráter classificatório). Os requisitos para Submissão e Compromissos do Coordenador do Projeto de Pesquisa estão descritos no Art. 9 do referido edital.

O IFMT São Vicente financiará até seis projetos no valor de até R$ 1.000,00 (um mil) reais como auxílio financeiro ao pesquisador (taxa de bancada) .

O período para submissão dos projetos é de 05 a 15 de junho de 2017, sendo que estes deverão ser entregues no Departamento de Pequisa do IFMT São Vicente, conforme formulário de submissão de projeto (download abaixo ou no site da Propes).

A divulgação do resultado preliminar está prevista para acontecer até 21 de junho de 2017.

Outras informações podem ser obtidas diretamente no Departamento de Pesquisa, pelo telefone (65) 3341-2118 ou pelo e-mail pesquisa@svc.ifmt.edu.br

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus São Vicente

Rodovia BR-364, Km 329, s/n - CEP: 78.106-000

Telefone: (65) 3341-2100

Cuiabá/MT