IFMT São Vicente recebe jornada do programa Células Empreendedoras

Publicado por: Campus São Vicente / 16 de Novembro de 2017 às 14:57

O IFMT São Vicente recebeu, na noite do dia 13 de novembro, uma etapa da Jornada do programa Células Empreendedoras. O evento aconteceu no auditório Jonas Pinheiro e contou com palestras e apresentação de cases.

A Jornada é um evento dos Embaixadores do programa Células Empreendedoras, que acontece durante a Semana Global de Empreendedorismo (13 a 19/11/17) em diversas cidades do estado de Mato Grosso, em quatro universidades/instituições diferentes (UFMT, IFMT, Univag e Unemat).

“Os Embaixadores surgiram com o propósito de difundir o empreendedorismo no estado de Mato Grosso, empoderando e impactando as nossas atuações nas universidades/instituições em que estamos inseridos. Assim, colaboramos para a transformação necessária, gerando mudanças e levando o empreendedorismo para a realidade da sociedade", explica Thayane Belchior, coordenadora dos Embaixadores.

“A grade curricular de uma faculdade não evolui na mesma velocidade que o mercado, e, muitas vezes, o que estudamos não é mais o que o mercado precisa”, explicou Genésio Gomes, Fundador do Células Empreendedoras e Curador da Campus Party Brasil.

Uma das palestras da noite, sobre "Transformação da educação", foi proferida por  Carlos Netto, fundador e CEO do Estuda.com, formado em Ciência da Computação e com pós-graduação em Redes e Computação Distribuída. Ele possui mais de 10 anos de experiência com tecnologia, já tendo atuado em diversas áreas. É membro do Startup MT, apaixonado por empreendedorismo e educação.

O tema "Empreendedorismo no Agronegócio" foi abordado por Daniel Guerreiro Tetilla, advogado, instrutor credenciado pelo Senar-MT do programa Jovens Protagonistas Rurais, vice-presidente da Associação de Produção Independente Cultura e Educação - Ápice, produtor e empreendedor cultural e social, ator e músico.

"Precisamos acabar com o conceito de que empreendedorismo é só montar uma empresa, ou que empreender é somente para uma ou outra profissão. Empreender vai além disso, empreender é o brilho nos olhos, é a capacidade de sonhar. Queremos resgatar o brilho nos olhos de nossos colegas em nossa comunidade acadêmica", Daniele Lorenzon,

Ainda palestraram os embaixadores Lourival Alves e Daniele Lorenzon, alunos do IFMT.  As apresentações de cases, também de São Vicente, foram sobre Startup Agrotrow, dos alunos do 3 ano (Cinthia de Jesus, Larissa Albuquerque, Thiago Ricardo, Cassiano da Silva, Lourival Alves) com a palestra do aluno Sérgio Lucio; Biofilter e Agrolab: com a palestra da Daniele Lorenzon.

SGE
A Semana Global de Empreendedorismo (SGE) foi criada em 2007, com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

Durante a terceira semana de novembro acontecem diversas atividades (de palestras a competições) com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo de alguma maneira. Nos últimos 3 anos, a SGE mobilizou no Brasil mais de 2,5 milhão de pessoas, com cerca de 10.000 atividades - o que faz da semana brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais.

Veja a página dos Embaixadores no Facebook.