IFMT São Vicente se reúne com SEAF par fortalecer negócios com a agricultura familiar

Publicado por: Campus São Vicente / 9 de Novembro de 2017 às 10:26

Equipe do IFMT São Vicente se reuniu, nesta terça-feira (07 de novembro), com representantes da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF) para estreitar pautas relacionadas a aquisição de produtos advindos da agricultura familiar, fortalecendo estes negócios com produtores regionais.

O diretor-geral Livio dos Santos Wogel, recebeu em seu gabinete Eder Azevedo Ramos e Renan Naves Braga, do Núcleo Técnico em Mercados Institucionais da SEAF, onde foi exposto pelos representantes da Secretaria ferramentas disponíveis para facilitar e agilizar os processos de compras entre a instituição de ensino e os produtores através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A legislação determina que no mínimo 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o PNAE deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar.

Para a diretora de Administração e Planejamento do Câmpus São Vicente, Francielly Carlini, existe uma certa dificuldade dos produtores em participar destes processos, visto que licitações já lançadas com este objetivo foram frustradas (nenhum dos candidatos atendeu aos requisitos para contratação).

De acordo com Eder, a Secretaria quer conectar o comprador com o vendedor, além de auxiliar o agricultor com a documentação necessária para a venda, o que vinha sendo um gargalo para concretizar a negociação. “Queremos potencializar o acesso ao mercado, nosso objetivo é superar o mínimo de 30% obrigatório pela legislação”.

Para o diretor-geral, a instituição tem o interesse em se aproximar e adquirir da agricultura familiar, tanto é que nesta sexta-feira (10 de novembro) acontece uma licitação para compra de 22,5 toneladas de alimentos, com investimento de quase R$ 100 mil em 12 meses. No câmpus são servidos diariamente almoço para aproximadamente 500 pessoas, além do café da manhã e jantar para em torno de 250.

“Queremos estabelecer com os agricultores uma condição para troca de experiências, uma via de mão dupla, ofertando também algumas qualificações, através de parcerias firmadas pelo nosso Departamento de Extensão”, acrescentou Livio Wogel.

Também estiveram presentes na reunião o diretor de Ensino Alex Pimenta, o representante do Departamento de Extensão, Estágio e Emprego, Dalmir Kuhn, e o Assistente em Administração Alex Gomes, que intermediou o contato entre o IFMT e a Secretaria.