Núcleo de Qualidade de Vida do IFMT São Vicente está realizando avaliação da composição corporal dos servidores

Publicado por: Campus São Vicente / 8 de Fevereiro de 2019 às 08:01

O Núcleo de Qualidade de Vida do IFMT São Vicente (NQV), instituído pela Portaria nº 230/2018, está realizando avaliação da composição corporal dos servidores do câmpus (sede e centros de referência).

Os interessados podem agendar sua avaliação da composição corporal clicando aqui. Para este agendamento será necessário responder algumas perguntas básicas sobre seu estado de saúde.

Esta é a primeira atividade realizada pelo Núcleo em 2019. No dia 25 de fevereiro será realizada a palestra de abertura das atividades de NQV, com o tema Doação de sangue, com a equipe MT-Hemocentro. Dois dias depois, o Hemobus, ônibus de coleta do banco de sangue, estará no câmpus para os que quiserem e puderem fazer a doação.

Estão previstas, ainda, palestras sobre saúde em geral, nutrição, atividades físicas, cuidados com a voz, entre outros temas.

A avaliação da composição corporal é um importante fator em qualquer programa de qualidade de vida, por exemplo no emagrecimento, condicionamento físico ou na prevenção e tratamento de diversas doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, alteração do colesterol e cardiopatias. O principal objetivo da avaliação da composição corporal é determinar as quantidades de massa magra e massa gorda do organismo.

Massa gorda x massa magra
A massa magra é composta por músculos, ossos e órgãos vitais. Já a massa gorda é composta pela gordura corporal. Ao contrário do que se pensa, um mínimo de gordura corporal é essencial para algumas funções como proteção dos órgãos vitais contra choques mecânicos, isolamento térmico, produção de hormônios, metabolismo de algumas vitaminas e reserva energética. Contudo, quando a massa gorda está acima do recomendado há um aumento no risco de desenvolvimento de diversas doenças, tais como: diabetes, depressão, aterosclerose, câncer, hipertensão arterial, infarto, dislipidemias, entre outros.

Venha fazer sua avaliação, não é obrigatório. E o resultado é totalmente sigiloso. As avaliações, que duram em torno de 30 minutos, ocorrerão até o dia 28 de fevereiro de 2019. Escolha a melhor data e horário para você.

Assim que o Núcleo de Qualidade de Vida do IFMT São Vicente receber o questionário respondido confirmará se a data e horário escolhido estão disponíveis e informará o local da avaliação.

Clique aqui para responder o questionário e agendar sua avaliação.

Para os servidores de Campo Verde e Jaciara que não puderem se deslocar até a sede para a avaliação, será definida uma data para a avaliação nos centros de referência.