Projeto Som do Céu oferece oficinas de canto em São Vicente

Publicado por: Campus São Vicente / 24 de Novembro de 2015 às 09:17

Está sendo desenvolvido no IFMT Câmpus São Vicente o projeto “Som do Céu”, que tem a finalidade de oferecer oficinas de canto para sua comunidade local, interna e externa, culminando em um Festival da Canção Gospel. Aprovado pelo Edital de Bolsas de Extensão IFMT nº 55/2015, o projeto tem como coordenadora a pedagoga Sílvia Diamantino Ferreira de Lima.

Veja a galeria de fotos no Flickr e no Facebook

As aulas serão oferecidas com o objetivo de melhorar a arte de cantar, através de técnica vocal em atividades de percepção musical, articulação, emissão ressonância, vocalizes e alongamentos corporais. “Entre o corpo e a voz existe uma íntima relação. É com eles que o cantor exterioriza sua afetividade e desempenha o papel intermediário entre o público e a obra musical. Assim, o projeto articula a arte de cantar bem, com o prazer de uma atividade lúdica, artística e cultural”, explica Sílvia.

Dentre as ações do projeto, foi realizado no dia 17 de novembro o Cultural Break, uma mostra de música Gospel em diversos estilos musicais motivados por uma pesquisa sobre o gosto musical dos alunos. A apresentação contou com a participação dos músicos “Ministérios Ramá”, liderados pelo orientador externo do projeto Elias Ferreira de Lima e pela sua coordenadora.

Durante o Cultural Break, a professora Msc. Marleide Guimarães, chefe do Departamento de Extensão, falou sobre a relevância do projeto na promoção da arte e cultura para os jovens estudantes. O diretor em exercício, professor Msc. Vilson Dantas, relembrou seus tempos de aluno onde tinham uma banda dentro da instituição e incentivou a retomarem esta ação. Na ocasião, professor Lívio Wogel, Diretor de Ensino, elogiou a iniciativa e propôs que outras ações como esta pudessem ser realizadas.