Técnico em Agropecuária: alunos realizam aula prática de abate e corte de frangos

Publicado por: Campus São Vicente / 23 de Agosto de 2016 às 16:30

Alunos do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária (turmas A e E) participaram, na última quinta-feira (18 de agosto), de aulas práticas de abate e corte de frangos.

Cada turma realizou suas atividades no frigorífico do IFMT São Vicente durante um turno, sendo abatidas 42 aves em cada período. As aulas fazem parte dos componentes curriculares Avicultura e Agroindústria, respectivamente sob responsabilidade das professoras Gislene Cardoso e Marleide Guimarães.

Em torno de 60 alunos aprenderam a realizar o abate em si, a limpeza, retirada dos miúdos e os cortes industriais de frangos nos padrões comerciais. De acordo com a professora Gislene, “os estudantes adoraram a aula prática, sem apresentar nenhuma rejeição às atividades sugeridas”.

A carne resultante da aula prática de abate de frango foi encaminhada para o refeitório da escola e foi servida nesta terça-feira aos alunos. O resultado de outras aulas práticas como olericultura (hortaliças), abates de suínos e bovinos, produção de leite, queijos e derivados, por exemplo, também são destinadas ao consumo interno.

As aulas de abate acontecem a cada 60 dias aproximadamente. Como a disciplina de avicultura é componente do 1º ano, as aulas de abate de frangos acontecem somente no primeiro ano ou por ocasião de realização de projetos empresariais, disciplina que é ministrada no segundo e terceiro ano pelo professor Vilson Dantas.

Galerias relacionados