Centro Vocacional e Tecnológico do Cerrado - CVT

O Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica do Cerrado (CVT) é um projeto desenvolvido pelo Departamento de Extensão, Estágio e Emprego do IFMT São Vicente, com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Com o lema, Aprender a fazer, fazendo, o CVT do Cerrado pretende atuar na implantação de atividades produtivas/didáticas em todas as atividades possíveis do meio rural, com a finalidade de demonstrar as tecnologias avaliadas e aprovadas para serem multiplicadas pelos professores, estudantes, egressos e produtores que participarem de eventos de divulgação que serão proporcionados nas dependências do Campus São Vicente e também devem fazer parte da extensão da Instituição, levando os conhecimentos até outras regiões.

Esta proposta de trabalho visa o compartilhamento de experiências e a integração entre equipe multidisciplinar, produtores, agricultores familiares, assentados da reforma agrária, estudantes, professores, extensionistas, núcleos de Agroecologias de outras instituições, para o desenvolvimento e a consolidação de tecnologias sustentáveis e melhorias na qualidade de vida, com vista ao não uso de agrotóxicos.

Responsável:
Engenheiro Agrônomo Dalmir Kuhn
e-mail: dalmir.kuhn@ifmt.edu.br

Dentre os objetivos estão:

• Desenvolver ensino, pesquisa e extensão com a participação de estudantes de ensino médio técnico, estudantes de graduação, pós-graduação na produção agroecológica e/ou de sistemas orgânicos de produção;
  • Implantar sistemas orgânicos de produção, sistemas agroflorestais, hortas e consórcios de produção de grãos adaptados aos solos de Cerrado;
  • Ofertar cursos teórico-práticos para agricultores de assentamentos e comunidades rurais, estudantes, professores e agentes de ATER e pessoas interessadas em produzir e se alimentar com produtos agroecológicos.