Esfor promove curso de oratória para gestores das 19 unidades do IFMT

Publicado por: Reitoria / 14 de Fevereiro de 2023 às 16:22

A Escola de Formação do Instituto Federal de Mato Grosso (Esfor/IFMT) iniciou, na tarde desta terça-feira (14), um curso de oratória voltado aos gestores das 19 unidades da instituição, com o tema: "Comunique sem Crise - apresentação em alto impacto."

O treinamento é parte da grade curricular da capacitação "Formação de Gestores para a EPT", que tem o objetivo de aperfeiçoar profissionais para atuação nas funções de direção, gerência e assessoramento na administração pública em todos os níveis, com vistas à inovação tecnológica e pedagógica, empreendedorismo, gestão escolar e internacionalização.

Para detalhar a proposta do trabalho que será desenvolvido nas dependências da Reitoria, até esta quarta-feira (15), o jornalista e palestrante com foco em desenvolvimento humano Diego Hurtado parte de alguns questionamentos para mostrar que falar em público não depende de quantas pessoas estão à sua frente, se é uma ou se são dezenas ou centenas.

“Quantas crises você já viveu até hoje em seu trabalho, em casa, nos grupos em que pertence que foram iniciadas por uma falha no processo de comunicação? Ou às vezes, por não haver comunicação? É fundamental dominar minimamente o processo de comunicação e persuasão para evitar ou contornar situações de conflitos. Esse é o objetivo do treinamento CSC, auxiliar a desenvolver ou aperfeiçoar habilidades para se comunicar”, explica Hurtado.

O conteúdo prevê abordagens sobre os sintomas do medo; crenças limitantes; comunicação não verbal; premissas da comunicação; domínio e planejamento; improviso; inteligência emocional; estrutura de uma apresentação; técnicas de oratória; comunicação inconsciente; práticas assistidas, além de dinâmicas de grupo.

“O sucesso do seu desempenho dependerá de seu preparo e confiança,” resume o palestrante.

Segundo a coordenadora da Esfor, Érica Pacheco, este curso compõe uma ampla ação de capacitação dos dirigentes do IFMT. “Com uma proposta de curso dialogado e com atividades práticas, esta formação na temática de oratória visa ao desenvolvimento dos nossos gestores em uma comunicação eficaz e assertiva”.