início do conteúdo

IFMT São Vicente comemora 80 anos com encontro de ex-alunos, inaugurações e homenagens

Publicado por: Campus São Vicente / 30 de Março de 2023 às 08:22

A maior escola agrícola do Brasil, o IFMT São Vicente, completa 80 anos no dia 14 de abril. Para celebrar esta data tão significativa, as comemorações acontecem durante toda uma semana, de 17 a 21 de abril de 2023.

Dentre outras atividades, durante estes dias haverá aula inaugural do novo Centro de Referência de Jaciara, Sessão Especial na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Jaciara, Sessão Solene Câmara de Vereadores de Campo Verde, reunião do Colégio de Dirigentes do IFMT (Codir) e inaugurações de laboratório com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC).

Após três anos, também será realizado o tão aguardado Encontro de Ex-alunos e 8º Encontro de Aposentados e Pensionistas, oportunidade em que centenas de ex-alunos, servidores, aposentados, pensionistas e familiares, que já viveram um pouco de São Vicente, se reúnem para matar a saudade, relembrar bons momentos e rever amigos e mestres.

Aproveite e já marque presença se cadastrando aqui.

As comemorações com os nossos alunos acontecem no dia 20 de abril, momento em que serão realizadas inaugurações, almoço festivo, dentre outras atividades.

Inicialmente com capacidade para 200 alunos de nível primário, oito décadas depois, a escola atende em torno de 1.400 alunos (sendo aproximadamente 400 internos), em cursos do ensino médio, superior e pós-graduação, e possui três unidades de ensino: a sede, na Serra de São Vicente, e dois centros de referência, um no município de Campo Verde e outro no município de Jaciara, que atendem estudantes de todo o Vale do Rio São Lourenço.

Nestes 80 anos de história, o IFMT São Vicente já formou em torno de 13 mil profissionais para diversas áreas do setor do agronegócio, de tecnologia e educadores. São estudantes de várias partes de Mato Grosso e também de fora do estado, que buscam na maior escola agrotécnica do Brasil a sua qualificação profissional.

A instituição está de portas abertas para continuar contribuindo com o desenvolvimento do estado e do Brasil, proporcionando a formação científica, tecnológica e humanística nos vários níveis e modalidades de ensino, pesquisa e extensão, de forma plural, inclusiva e democrática, pautada no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, preparando o educando para o exercício da profissão e da cidadania com responsabilidade ambiental.

80 anos de história
Ainda na primeira metade do século XX, sendo reconhecidamente a agricultura e suas vertentes a vocação regional de Mato Grosso, foi instituída oficialmente, pelo Decreto nº 5.409 do dia 14 de abril de 1943, o “Aprendizado Agrícola Mato Grosso”, localizado na Serra de São Vicente em Santo Antônio do Rio Abaixo (atualmente município de Santo Antônio do Leverger).

Com o tempo, a instituição passou a ser referência de formação agrícola, promovendo maior inclusão social e crescimento econômico local, fornecendo mão de obra qualificada às empresas do Estado.

Diversas mudanças de nomenclatura compõem o histórico da escola, “Aprendizado Agrícola Gustavo Dutra”, “Escola de Iniciação Agrícola Gustavo Dutra”, “Escola Agrícola Gustavo Dutra”, sem alteração da sua atividade-fim, e mantendo suas características e o sucesso das atividades educacionais.

O reconhecimento social e procura popular pelos cursos profissionalizantes aumentava de acordo com o desenvolvimento econômico do país, e da demanda de mão de obra qualificada em todos os setores econômicos em especial da agricultura de Mato Grosso.

Uma importante etapa deste processo de transformação e adequação às necessidades de seu público, se dá em 1964, quando o ano letivo começava com duas novidades: agora “Ginásio Agrícola Gustavo Dutra”, a instituição oferecia o nível médio de ensino, o então ginasial, e, no exercício da democracia, recebia de portas abertas o ingresso da primeira geração de meninas.

Com novas perspectivas, somado ao crescimento de toda a rede de Ensino Profissional Federal, em março de 1978 a escola começou a oferecer o curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, transformando novamente a realidade social da região, atraindo ainda mais estudantes e famílias de todo o Mato Grosso e regiões vizinhas. Esta foi a primeira turma de Técnico em Agropecuária do estado, e é o mais tradicional curso do campus São Vicente.

Mediante a constante expansão dos serviços oferecidos, novamente a nomenclatura foi modificada, passando a chamar “Escola Agrotécnica Federal de Cuiabá-MT”, nome que divide mérito com “Escola Agrícola” de permanecer forte no imaginário e memória coletiva da sociedade mato-grossense que se remetem e identificam-se com o sucesso e prestígio conquistado pela instituição no período e decorrer de sua trajetória.

Em 2002 a escola passa a ser uma autarquia institucional autônoma, representando uma revolução irreversível na estrutura organizacional, administrativa e gestacional, permitindo que o agora CEFET CUIABÁ – Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá passasse a oferecer cursos de todos os níveis e modalidades.

Já em 2008, com a maior expansão e transformação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, os CEFET’s e toda a rede oriunda das percursoras “Escolas de Aprendizes e Artífices”, se transformam em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, equiparando estes institutos para atuarem como universidades, preparando e qualificando profissionais de todos os níveis e modalidade.

>> Marque sua presença se cadastrando aqui.

Programação:

17 de abril (segunda-feira)
10h - aula inaugural do novo Centro de Referência de Jaciara
19h - Sessão Especial na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

18 de abril (terça-feira)
19h - Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Jaciara

19 de abril (quarta-feira)
8h - Reunião do Colégio de Dirigentes do IFMT (Codir), na sede
19h - Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Campo Verde

20 de abril (quinta-feira)
9h - Encontro de alunos e servidores, e inaugurações, na sede

21 de abril (sexta-feira)
8h - Encontro de Ex-alunos e 8º Encontro de Aposentados e Pensionistas, na sede

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus São Vicente

Rodovia BR-364, Km 329, s/n - CEP: 78.106-000

Telefone: (65) 3341-2100

Cuiabá/MT