IFMT São Vicente implanta sistema eletrônico para rastreabilidade, controle e manejo de bovinos

Publicado por: Campus São Vicente / 30 de Novembro de 2021 às 12:00

O Departamento de Produção do IFMT São Vicente concluiu, recentemente, a colocação de brincos eletrônicos em todo o seu rebanho de bovinos, aproximadamente 500 animais.

Com esta tecnologia, o controle, manejo e contagem dos animais se torna mais segura, rápida e confiável. O sistema utilizado é o MultBovinos, que trabalha de maneira integrada para atender as diversas necessidades e todos os elos da cadeia produtiva, tanto para o grande ou pequeno proprietário rural.

“Os nossos animais, tanto de leite como de corte, estão cadastrado neste software, por sexo, padrão racial, prenhez, vermifugação, vacinas, entre outros dados necessários ao manejo”, explica o chefe de Departamento de Produção, Ivanor Kayser.

“Mais uma vez somos pioneiros com essa tecnologia no IFMT, ou melhor, em instituições públicas no Estado de Mato Grosso”, completa.

Durante o trabalho em campo, o sistema funciona offline, sem necessidade de conexão à internet. Posteriormente os dados são armazenados em nuvem, tornando-os acessíveis de qualquer lugar.

O zootecnista Janderson Rodrigues, destaca que o sistema “vai facilitar o manejo diário dos animais, tanto no setor de bovino de corte quanto no bovino de leite. Cada animal vai receber um brinco eletrônico desses, o que facilita a rastreabilidade, evitando processos de fraude e abolindo o uso de planilhas.”

Ainda de acordo com Janderson, o software vinculado ao brinco eletrônico vai facilitar nas ações sanitária e de vacinação, além da inseminação artificial em tempo fixo e desempenho do gado. “Ao passarmos os animais pela balança e fazermos a identificação, já teremos o ganho médio de peso diário de cada um deles”, explica.

Outro benefício, em especial para o Câmpus São Vicente, é a questão de controle do patrimônio, visto que todos os animais são patrimoniados.

O estagiário do Departamento de Produção João Guilherme é uma das pessoas que está operando o Multbovinos e destaca que “podemos puxar relatório de movimentação dos animais, o histórico destes animais, é um sistema totalmente completo”.

Este sistema ainda possibilitará que nossos alunos dos cursos Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Zootecnia, também façam uso deste sistema em aulas práticas e levem este conhecimento para o mercado de trabalho.

“É um sistema que está no mercado e a gente tem a disponibilidade de aprender sobre ele aqui dentro da faculdade, senão só iríamos ter contato com esta tecnologia no mercado de trabalho. Isso é um diferencial em relação a outras instituições”, enfatiza João Guilherme.

O uso deste sistema pelo IFMT São Vicente é fruto de uma parceria firmada com a empresa Multsoft, que disponibilizou, sem qualquer custo para a instituição, a permissão de uso do sistema Multbovinos.

Apenas os brincos eletrônicos e demais equipamentos necessários (tablet, bastão de leitura) foram adquiridos pelo câmpus.

Aumento do plantel
No mês dezembro, conforme previsão do chefe do departamento, devem nascer mais 60 animais de primeira linha, frutos de inseminação artificial. Para fevereiro de 2022, a expectativa também é de nascimento de mais 60 animais, nas mesmas condições.