IFMT e UFMT desenvolvem pesquisa conjunta para avanços na pecuária

Publicado por: Reitoria / 28 de Março de 2023 às 17:42

A parceria une as duas instituições federais de ensino e equipe multidisciplinar. O contexto se insere na aplicação da tecnologia proposta diretamente na ponta, na cadeia produtiva.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, foi notícia nesta segunda-feira (27), no site da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, sobre o desenvolvimento de um aplicativo em parceria com a instituição para pesagem de bovinos através de imagens. O projeto terá início em abril deste ano com a coleta de informações em propriedades de bovinos de corte.

Na prática, o aplicativo vai tirar uma foto do animal e a partir disso, a ferramenta permitirá ajustar a alimentação e níveis de medicamentos a serem administrados aos bovinos. Isso irá auxiliar muitos produtores que não possuem balança em suas propriedades.

O professor do IFMT campus São Vicente, Geovanne Ferreira Rebouças, conta que a ideia da pesquisa será desenvolvida por uma equipe multidisciplinar e contribui para a chamada “Pecuária 4.0”, que objetiva agregar inovação tecnológica para a área.

"Desde o mestrado pesquiso a avaliação morfométrica de bovinos de corte, que considera as formas do animal por metragens e cálculos matemáticos, porém adaptadas e redirecionadas para linha de uso de Zootecnia de precisão e Inteligência Artificial. Dessa vez iremos estudar o desenvolvimento de aplicativo para pesagem de bovinos por imagem através de um aplicativo de celular e com a câmera do próprio aplicativo”, explica.

O pesquisador conta que além do aplicativo, a pesquisa propõe outros objetivos.

“Refaremos os estudos desenvolvidos no meu doutorado, que tratou da predição de características de carcaça e estimação de parâmetros genéticos de mensurações morfométricas em bovinos Nelore, para tentar, além de peso, predizer outras características de carcaça, como área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea, espessura de gordura na garupa ou na picanha e Acabamento. Dessa vez vamos incorporar novas medidas pós-abate, o que pode melhorar o modelo. Se conseguirmos predizer assim características de carcaça possibilitaria ainda mais avanços na pecuária”, ressalta.

Leia a íntegra da notícia no site da UFMT: