Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino do IFMT aprova projeto pela Capes

Publicado por: Reitoria / 21 de Março de 2023 às 15:45

Dos 57 projetos submetidos por Programas de stricto sensu acadêmicos de todo o país, 13 foram aprovados, entre eles o da docente do IFMT.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) teve um projeto aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Edital 37/2022 – Programa de Desenvolvimento da Alteridade na Pós-Graduação.

Intitulado “Políticas de ação afirmativa na pós-graduação stricto sensu em Institutos Federais de Educação: a questão do acesso e permanência dos discentes”, o projeto foi elaborado e coordenado pela Profa. Dra. Maria Auxiliadora de Almeida Arruda.

O objetivo da pesquisadora é construir um panorama das políticas de ação afirmativa implementadas pelos programas de pós-graduação acadêmicos de IFs situados nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, no período de 2017 a 2022, para identificar o perfil dos programas, os critérios e modalidades adotados, os grupos sociais contemplados e a característica dos programas adotados para a permanência dos estudantes.

O início do projeto está previsto para abril de 2023 e a finalização no ano de 2027 e tem em sua equipe professores do IFMT e da Unemat, instituição parceira.

Programa de Desenvolvimento da Alteridade na Pós-Graduação

No total 57 projetos foram submetidos à Capes por Programas de stricto sensu acadêmicos de todo o Brasil e somente 13 projetos foram aprovados, dentre eles, o proposto pela professora do Programa de Mestrado em Ensino – IFMT/Unic.

O programa busca formar estudantes no âmbito dos PPGs stricto sensu acadêmicos; incentivar a investigação acadêmico-científica focada em compreender como os princípios da alteridade ou sua ausência podem determinar as normas e bases da pós-graduação brasileira; promover a produção de conhecimento para a sociedade, políticas públicas e políticas institucionais para a pós-graduação e apoiar projetos, com recursos de 100 mil reais por projeto aprovado, sendo 50 mil reais para custeio e 50 mil reais para financiar seis bolsas - duas de mestrado, uma de doutorado e três de pós-doutorado.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Epaminondas de Matos Magalhães, a ação é importante tanto para a consolidação do programa, quanto de pesquisas que busquem discutir as políticas de ações afirmativas na pós-graduação.

Marcadores: ifmt_1

Arquivos relacionados