Relatório da Comissão Própria de Avaliação de 2022 é entregue ao Reitor e equipe

Publicado por: Reitoria / 28 de Março de 2023 às 15:35

Neste ano serão iniciados os debates do Relatório 2023 e a construção do Plano de
Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028 do IFMT.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) entregou, na segunda-feira (27), ao reitor Julio Cesar dos Santos, pró-reitores e diretores sistêmicos o Relatório da CPA do ano de 2022, que já está disponível on-line e no sistema e-Mec. O documento  já havia sido entregue via processo, no dia 22 de março.

O reitor lembrou que quando foi diretor-geral, o relatório da CPA foi uma das principais ferramentas usadas para a tomada de decisão e definição das prioridades e diretrizes do campus.

“Estava aguardando com bastante ansiedade pois [o relatório] é a melhor forma de avaliação da gestão e das ações implementadas, pelo nível de complexidade e de detalhamento que disponibiliza para a instituição. São informações riquíssimas para nós”.

O gestor convidou a CPA para fazer uma apresentação do relatório com foco nas necessidades dos campi, do que precisa ser melhorado e apontado na pesquisa, para a próxima reunião do Colégio de Dirigentes (Codir), que tem sua composição formada pelos diretores-gerais dos campi, pro-reitores e diretores sistêmicos, e é transmitida, ao vivo, para toda a comunidade do IFMT.

O presidente da CPA, Adriel Martins Lima, explicou, após a entrega formal do Relatório, que nesta edição serão elaborados os relatórios de cada campus, o que permitirá conhecer a realidade local.

Também foi estabelecida a meta de incluir nesse documento a contribuição local de cada campus, por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada unidade, que desenvolverá o relatório com os dados de cada curso superior. A medida auxiliará no processo das avaliações de curso e recredenciamento nos campi, realizadas pelo Mec.

Essa etapa será finalizada até o dia 31 de maio. Os documentos serão entregues à direção-geral de cada campus e disponibilizados para acesso da comunidade.

“Esse relatório é feito utilizando um sistema desenvolvido pelo IFMT, onde são inseridas todas as informações e, posteriormente, extraídos os relatórios do sistema para análise da comissão da CPA,” explicou o presidente.

A comissão realizou grande parte dos encontros on-line, e uma reunião presencial por mês. O presidente agradeceu as pró-reitorias, que trabalharam em conjunto com a CPA, o apoio institucional e a participação coletiva virtual e presencial da comissão, que cumpriu o prazo para entrega do relatório.

Para este ano, a ideia é elaborar um questionário para a reitoria, com as questões que permitam entender a realidade dos servidores da unidade, que é muito específica. A  CPA pretende, também, sanar as dificuldades encontradas durante o processo, em 2022, aprimorar o questionário, ouvir as sugestões enviadas pela comunidade para o relatório 2023 e continuar a contribuir com o IFMT.

Sistema desenvolvido pelo IFMT

O sistema desenvolvido pelo próprio IFMT é, na avaliação de Adriel, um diferencial para a realização das atividades da CPA. A maioria das instituições ainda utilizam formulários online, que precisam ter os dados  tabulados, tornando mais difícil o processo.

“É um ponto muito positivo a instituição ter um sistema que atende todas as necessidades da comissão, que apresenta como características a solidez do sistema e filtros bem satisfatórios para a coleta de dados. Aliado a ele, a análise dos membros da comissão das informações extraídas permite conferir os dados coletados com a realidade no campus”.

O presidente da comissão informou que a pesquisa mostrou que os servidores e discentes ainda desconhecem os documentos institucionais, como já havia sido constatado antes, e essa realidade continua.

Relatório 2023 e PDI 2024-2028

Neste ano serão iniciados os debates do Relatório 2023 e, também, a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028 do IFMT, que permitirão que a comunidade tenha mais conhecimento de documentos relevantes para o futuro da instituição.

A comissão agora encontra-se na segunda etapa do Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) - 2021 a 2023.

O processo de construção do Relatório da CPA, começa com o preenchimento do questionário, elaboração e discussão, em relação às perguntas, para conseguir atingir todas as dimensões do instrumento de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/Mec).

Depois de elaborado, o questionário é aplicado e depende da sensibilização da gestão, com a comunidade dos campi e da reitoria para que façam o preenchimento. Após essa fase, é feita a análise desses dados e o próprio sistema já faz os gráficos. E, por fim, as comissões locais e central analisam esses dados e elaboram um relatório com as potencialidades e fragilidades - o que precisa melhorar, o que está bom para cada campus e reitoria, como um todo.

A entrega do relatório teve a presença dos pró-reitores de Ensino, Luciana Klamt, Pesquisa, Epaminondas Matos Magalhães, Extensão, Marcus Taques, Gestão de Pessoas, Leila Alves, e Administração, João Germano Rosinke, do chefe de Departamento de Regulação, Supervisão e Acompanhamento da Avaliação de Cursos, Adriano Breunig, da diretora de Graduação, Ana Cláudia Alves, do pesquisador institucional, Marcos Faria, da representante da sociedade civil na comissão (Senai-MT), Karlla Tieko Sasaki, e da Técnica de Assuntos Educacionais Caroline Ojeda.