O IFMT Campus São Vicente será palco de um dos maiores eventos do Movimento Escoteiro no estado: o Elo Nacional. A possibilidade foi tema central de uma reunião realizada nesta segunda-feira (28 de julho), que contou com a presença de representantes do cenário escoteiro de Mato Grosso.
A reunião, realizada em São Vicente, contou com a presença do Diretor-Geral do Campus, professor Fábio Henrique Silva, do Diretor Regional de Métodos Educativos, Bruno Cardoso Maiolino, e do Coordenador Regional do Ramo Sênior, Cristiano Nascimento Martins, estes representando a Região Escoteira de Mato Grosso. O professor Anderson Barbieri de Barros, atuante como Chefe de Seção do Ramo Lobinho, marcou presença representando o Grupo Escoteiro Centro América.
O Elo Nacional é um evento bienal e descentralizado, aplicado por regiões e distritos escoteiros, com foco primordial na fraternidade e na educação extraescolar. Em Mato Grosso, a intenção é realizar uma edição regional, abrangendo todos os escoteiros do estado.
O público-alvo são jovens escoteiros e sêniores, com idades entre 11 e 18 anos. A expectativa é de reunir aproximadamente 330 jovens e 150 adultos para um acampamento, que será integralmente em barracas. As atividades serão típicas escoteiras, incluindo orientação, sinais, arte de acender o fogo, nós e amarras, entre outras.
“Participei do movimento escoteiro na minha adolescência e onde adquiri valores como por exemplo o bem ao próximo e trabalho em equipe. Estes valores trouxeram e trazem até hoje benefícios na minha vida pessoal e profissional. Entendo que receber jovens do movimento escoteiro é uma grande oportunidade de captar novos alunos para a instituição”, expressou com entusiasmo o professor Fábio Henrique.
O evento deve ocorrer entre a segunda quinzena de setembro e a primeira de outubro, em que o acampamento começaria em uma sexta-feira à noite com atividades diurnas e encerraria em um domingo, após o almoço.
O Movimento Escoteiro é uma organização de jovens para jovens, apoiada por adultos voluntários e sem vínculo partidário. Os custos do evento são cobertos por um sistema de inscrição. A cessão do espaço pelo IFMT, com um custo simbólico de aluguel, seria de grande valia para a organização, permitindo que os recursos sejam direcionados para alimentação e materiais.
 
								 
															

