Projetos do Centro de Referência de Jaciara são finalistas na XI Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC)

O IFMT São Vicente Centro de Referência de Jaciara destaca a classificação de dois projetos de pesquisa para a etapa […]

O IFMT São Vicente Centro de Referência de Jaciara destaca a classificação de dois projetos de pesquisa para a etapa final da XI FEBIC – Feira Brasileira de Iniciação Científica, que será realizada em Joinville/SC entre os dias 14 e 18 de setembro de 2026.

Os trabalhos aprovados são de estudantes integrantes do grupo de pesquisa LEPTOX-F (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Toxicologia e Farmacologia) e foram desenvolvidos no âmbito do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia do Centro de Referência de Jaciara, sob a orientação do Prof. Dr. George Laylson da Silva Oliveira.

Projetos finalistas e equipe:

  1. “Determinação do impacto ambiental na bacia do Rio São Lourenço pelo biomonitoramento com o sistema-teste Allium cepa L”. O estudo utiliza bioensaio com cebola (Allium cepa) como organismo-teste para avaliar possíveis efeitos tóxicos, mutagênicos e citotóxicos das águas da bacia, contribuindo para o diagnóstico ambiental de forma acessível e eficaz.
  1. “Monitoramento da qualidade da água na bacia do Rio São Lourenço (MT) por indicadores físico-químicos e microbiológicos”. A pesquisa realiza análises sistemáticas de parâmetros como pH, oxigênio dissolvido, turbidez, coliformes e outros indicadores, gerando dados essenciais para a gestão dos recursos hídricos na região.

Participaram ativamente da pesquisa os seguintes estudantes:

  • Aline Fernandes Guimarães de Abreu
  • Luciana Fernandes Guimarães
  • Rayane Fabricio dos Santos
  • Vanderson Ferreira da Silva

Ambos os projetos foram classificados entre os mais de 400 trabalhos finalistas de todo o Brasil e do exterior, evidenciando a qualidade da formação e da pesquisa desenvolvida no IFMT.

Fomento à pesquisa
Os projetos foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica (IC) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso – FAPEMAT e foram aprovados no âmbito do Edital nº 137/2025 – PROPES/IFMT – Edital de Projetos de Pesquisa Aplicada e Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica – Graduação (Cotas Campi e Reitoria). Esse apoio tem sido fundamental para o fortalecimento da cultura científica no IFMT e para a formação de novos pesquisadores.

LEPTOX-F e a iniciativa científica no IFMT
O LEPTOX-F é um grupo de pesquisa voltado ao ensino e à investigação em toxicologia/farmacologia e no monitoramento ambiental. A orientação do Prof. Dr. George Laylson da Silva Oliveira tem sido fundamental para o amadurecimento científico dos estudantes da licenciatura, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

A classificação dos dois trabalhos reflete o compromisso do IFMT com a iniciação científica de qualidade, incentivando futuros professores e pesquisadores a buscarem soluções inovadoras para problemas socioambientais de Mato Grosso-MT.

Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza