Durante as férias escolares, o IFMT São Vicente vai oferecer gratuitamente três cursos de verão em diversas áreas do conhecimento.
Estes cursos acontecerão 100% EaD, através da plataforma Moodle, com carga horária de 40 horas para cada um deles. Ao final, o participante terá direito a certificado de conclusão.
O público-alvo é a comunidade externa, mas os alunos também podem participar e se qualificar ainda mais.
As inscrições devem ser feitas entre os dias 10 de dezembro de 2025 e 16 de janeiro de 2026, pelo nosso portal de eventos.
As aulas se iniciam em 16 de janeiro. Os dados dos encontros on-line serão encaminhados aos inscritos após o período de inscrições.
Veja os cursos disponíveis:
Produção Científica Integrada: Lógica, ABNT, Inteligência Artificial e Design Visual
O objetivo é formar acadêmicos e profissionais capazes de investigar, escrever e comunicar ciência com autoridade, ética e clareza visual. A formação propõe uma jornada que une tradição e inovação: inicia-se com o fortalecimento da base argumentativa (lógica e retórica), avança para o rigor técnico da normalização (com as atualizações da NBR 10520:2023), incorpora o letramento digital para o uso de Inteligência Artificial como “copiloto” de pesquisa e encerra com técnicas de design para a defesa oral.
Disk Detective: Ciência Cidadã Aplicada à Detecção de Discos Protoplanetários II
Este curso de verão é uma oportunidade única para estudantes, professores e entusiastas da ciência se envolverem diretamente com a ciência cidadã e contribuírem para descobertas científicas reais no programa Disk Detective, da NASA. Criado em 2014 pelo Dr. Marc Kuchner, o projeto busca identificar sistemas planetários embrionários por meio da análise de dados do telescópio espacial WISE. Os participantes aprenderão conceitos fundamentais de formação de estrelas e sistemas planetários, além de desenvolver habilidades analíticas e colaborativas na plataforma Zooniverse.
Toxicologia de Inseticidas e Manejo da Resistência a Inseticidas
Este curso aborda a Toxicologia de Inseticidas, definindo os conceitos e detalhando as classes químicas e seus mecanismos de Ação (Toxicodinâmica) no sistema fisiológico dos insetos. O curso também aborda a toxicocinética e a avaliação de risco ambiental e à saúde. O foco prático reside nas estratégias de manejo (MRI), conforme o IRAC (Comitê de Ação a Resistência a Inseticidas), que incluem a rotação de modos de ação (Ataque Múltiplo), o uso de altas doses/Refúgio (Saturação) e a adoção de Boas Práticas Agrícolas dentro do Manejo Integrado de Pragas (MIP), visando garantir a eficácia do controle.

