A participação da delegação do IFMT São Vicente na 10ª edição do JIFMT tem se destacado, em especial, nas artes marciais.
Só no judô foram conquistadas 24 medalhas, sendo 11 no masculino, 12 feminino, além de campeão geral da modalidade.
No karatê, modalidade que estreou este ano no JIFMT, São Vicente sai com um total de 12 medalhas. Oito foram do masculino e quatro do feminino.
Essas 36 medalhas já superam em número o que São Vicente conquistou no 9º JIFMT, realizado em Sinop, em 2024.
Para o professor Ronnie Fonseca Barbosa, que também coordena o Projeto de Artes Marciais do campus, “o judô de São Vicente é muito forte, a gente leva muito a sério o treinamento, os alunos são bastante dedicados. É através do esforço que a gente consegue estes resultados”.
“Este ano os alunos do projeto PartiuIF também já começaram a participar, então ano que vem eles já entram na escola com uma noção maior da arte marcial para somar à equipe”, explica Ronnie.
Os atletas de São Vicente treinam o ano todo e também participam de diversas outras competições, inclusive “no karatê, na semana que vem, nós temos o atleta Vitor Hugo que está indo nos representar no Campeonato Brasileito de Karatê”.
“Se não me engano, o IFMT é o segundo Instituto Federal que coloca o karatê como modalidade no jogos, e a gente já teve resultados muito positivos. Foi um sucesso, porque além de englobar o karate tradicional, conseguimos contemplar estilos diferentes, atletas faixas pretas”, explicou Ronnie.
”Estou no meio do judô há sete anos treinando, entrei para o IFMT e este é o meu primeiro JIFMT”, disse a atleta Sofia Maki, do primeiro ano do curso Técnico em Agropecuária, que já participa de competições desde muito pequena.
“Aqui no JIFMT peguei ouro na minha categoria e prata no absoluto”, explicou ela.
Já para o atleta de judô Atirson Benedito, do segundo ano do Técnico em Agropecuária, é a primeira competição que ele disputa além de nunca ter tido contato com artes marciais antes de entrar no IFMT.
“Comecei no Projeto de Artes Marciais porque o meu irmão também participava e me interessei muito”, destaca Atirson, que veio de Poconé para estudar em São Vicente. “Participar do JIFMT é muito legal, a gente conhece outros atletas, interage, conquista amigos”. Ele também é medalhista no campeonato estadual e no 10º JIFMT ele conquistou duas medalhas de ouro.
Vitor Hugo Queiroz, do terceiro ano do Técnico em Agropecuária, também teve o seu primeiro contato com as artes marciais no projeto desenvolvido em São Vicente, e está lá desde o início, em 2023.
“Tive um grande apoio do professor Ronnie, e como sempre fui fanático por esta área, achei uma ótima oportunidade. Comecei a participar, treinei muito, e agora, por exemplo, tenho oito treinos por semana em cinco artes marciais que eu pratico”, destaca.
Victor Hugo já representou o Campus, com ótimo desempenho, em campeonatos estaduais e também nacionais.
Nesta edição dos JIFMT, ele sai com quatro medalhas. “Consegui duas de prata no judô, e no karatê eu conquistei duas medalhas de ouro. Saio bem feliz. Eu estava bem eufórico para participar do karatê, foi uma ótima oportunidade e bem satisfatório”.
Em setembro, Victor Hugo nos representa no Campeonato Brasileiro de Karatê Tradicional que acontecerá no Rio de Janeiro.
Sérgio Thompson – Jornalista/SVC
 
								 
															


