Delegação com 24 estudantes apresentou 33 trabalhos no Congresso Brasileiro de Zootecnia – ZOOTEC 2025, em Salvador (BA)
O IFMT Campus São Vicente marcou presença no Congresso Brasileiro de Zootecnia – ZOOTEC 2025, considerado o maior evento da área de produção animal do Brasil. Ao todo, 24 estudantes do curso de Bacharelado em Zootecnia participaram das atividades realizadas entre os dias 6 e 10 de outubro, no Centro de Convenções de Salvador (BA).
A delegação do Campus foi acompanhada pelo professor Osvaldo Junior, que destacou o protagonismo dos estudantes e a relevância da participação institucional no evento.
“O Campus São Vicente foi a segunda maior delegação presente no evento, ficando atrás apenas da UFBA, que sediou esta edição. Foram 33 trabalhos submetidos e aprovados, desenvolvidos sob a orientação dos professores Osvaldo Junior, Jorge Luiz, Filipe Cipriano, Crislaine Messias, Walter Marinho e Adriano Jorge”, explicou o docente.
Segundo o professor, a participação no evento trouxe importantes oportunidades de integração e colaboração com outras instituições.
“Nossos estudantes marcaram presença, apresentaram os trabalhos desenvolvidos no Campus, conversaram com estudantes, professores e pesquisadores de diversas regiões. Através de uma das apresentações, recebemos convite do Grupo de Extensão em Bem-Estar Animal e Produção e da Liga Acadêmica de Bem-Estar Animal e Produção (LIBEA) da UFRRJ para organização de um evento online em parceria. Além disso, estudantes da universidade demonstraram interesse em conhecer o nosso campus e realizar estágios aqui”, destacou Osvaldo.
O ZOOTEC 2025 reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o país para discutir inovações, pesquisas e tendências na área da produção animal, consolidando-se como o principal ponto de encontro da comunidade zootecnista brasileira.
A experiência no evento também foi motivo de aprendizado e inspiração para os participantes.
Para Rayane Fabricio dos Santos, o congresso foi transformador. “O Zootec é capaz de fornecer aos estudantes informações sobre o que está acontecendo atualmente na área da zootecnia. Além de possibilitar o famoso network, que abre diversas portas — estágios, oportunidades de emprego e novas amizades com futuros parceiros de profissão. Para mim, foi uma experiência única, que abriu várias portas profissionais e pessoais, além de me permitir conhecer novos lugares que, de outra forma, eu não teria a oportunidade de visitar.”
Já Aluísio Henrique Severina Melo da Silva destacou o aprendizado proporcionado pela participação: “Participar do Zootec contribuiu significativamente para o meu conhecimento e habilidades na área de Zootecnia. Foi minha primeira vez no evento, e espero poder participar das próximas edições representando o Campus e as pesquisas que desenvolvemos aqui”.
Para Felippe Nathan Arruda Malaquias, o evento reforçou o compromisso com a formação acadêmica e profissional. “É uma oportunidade de conhecer as novas pesquisas e inovações desenvolvidas nas diversas áreas da Zootecnia. Além disso, permite trocar experiências com profissionais, pesquisadores e outros alunos, ampliando nosso aprendizado e visão sobre o mercado.”
A próxima edição do congresso, o Zootec 2026, será realizada em Lavras (MG).
Saiba mais sobre o evento: https://zootec.org.br/
Sérgio Thompson/IFMT São Vicente
 
								 
															

