Evento prossegue até quarta, com palestras, oficinas, minicursos, mesa redonda, feita cultural, apresentação de trabalhos e momentos culturais.
Na manhã desta terça-feira (04/11) teve início a XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JENPEX) do IFMT São Vicente, com o auditório Jonas Pinheiro lotado de estudantes e servidores. O evento segue até esta quarta-feira e contará com palestras, oficinas, minicursos, mesa redonda, feita cultural, apresentação de trabalhos e momentos culturais.
O tema central deste ano é “Inteligência Artificial e Agricultura Familiar: Inovação Tecnológica para a Sustentabilidade no Campo”, buscando promover reflexões e práticas interdisciplinares que conectem os avanços da inteligência artificial com os desafios e potencialidades da agricultura familiar.
Fizeram parte da mesa de honra o diretor-geral do campus, prof. Fábio Henrique Silva; a presidente do PSD Mulher, Rafaela Fávaro; o diretor de Ensino, prof. Rhafael Borges; a Chefe do Departamento de Pesquisa, profª Francieli Marinato; o chefe do Departamento de Extensão, prof. Victor Rafael Araujo de Noronha; e a aluna Naiara Lopes, representando os demais estudantes.
Victor Noronha relembrou que a Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão do Campus São Vicente “é o evento mais antigo do IFMT, não existe nenhum outro evento que esteja na 17º edição”.
“Já tivemos eventos esportivos e culturais no campus. E agora temos um evento científico para finalizar o circuito de eventos do ano. Isso mostra que o IFMT tem o compromisso na formação integral dos nossos estudantes, uma formação que valoriza os aspectos esportivos e culturais e a formação científica e acadêmica na nossa instituição”, destaca o diretor de Ensino, prof. Rhafael Borges.
O diretor-geral, Fábio Henrique, parabenizou os alunos por lotarem o auditório e incentivou-os a participar do evento. “O meu desejo é que todos vocês neste evento percebam um detalhe: a agricultura de precisão de hoje, que é muito forte no agro, tem IA envolvida. Mas não é só no agro, porque o homem não pode existir sem a preservação e a conservação do meio ambiente. É importante saber a diferença de preservar e conservar. Então, a inteligência artificial e estas ferramentas novas que estão surgindo vem para deixar tudo isso em equilíbrio”, explicou
Rafaela Fávaro, representando o Ministro Carlos Fávaro, enfatizou que “em Mato Grosso, o IFMT é um dos principais parceiros do MAPA. O Ministério enxerga nesta instituição de ensino uma forma de investir na tecnologia, no conhecimento, fazendo com que nosso estado se desenvolva cada vez mais”.
“Fiquei muito feliz em saber que as meninas já são quase metade dos estudantes do campus e espero, realmente, que o conhecimento que vocês recebem aqui, tudo que vocês vivem aqui, façam com que vocês acreditem que o futuro é possível e que as mulheres podem ocupar os espaços que elas quiserem. Este é o papel que a gente desenvolve no PSD Mulher mostrando esse fortalecimento não apenas na política, mas em todas as áreas da sociedade”, acrescentou.
Ainda durante o período matutino houve apresentação cultural e a palestra magna “Agro 4.0: Conectando a Lavoura e o Rebanho com Inteligência Artificial e Outras Tecnologias”, com o prof. Dr. Andre Luiz Amorim da Fonseca.
O período da tarde foi destinado às oficinas, minicursos e trilha ancestral. Na quarta-feira foram realizadas mais palestras e oficinas.

