
A Extensão é a ligação direta entre a instituição e a sociedade. Fundamentada em três bases inter-relacionadas: Ensino, Pesquisa e Extensão, possibilitando o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e das pesquisas desenvolvidas na instituição.
A palavra extensão, nesse contexto, implica em estender-se, em levar algo a algum lugar, ou até alguém.
É a ponte entre o ensino e os diversos setores da sociedade. Funciona como uma via de duas mãos, em que a instituição de ensino leva conhecimentos e/ou assistência à comunidade e recebe dela influxos positivos como retroalimentação, tais como suas reais necessidades, seus anseios, aspirações e também aprendendo com o saber dessas comunidades.
Ocorre, na realidade, uma troca de conhecimentos com a comunidade sobre os valores e a cultura dessa comunidade. Assim, as atividades de extensão devem ser realizadas respeitando e não violando esses valores e cultura.
O IFMT Câmpus São Vicente, por meio da Extensão, possibilita uma troca de valores entre a instituição e a comunidade.
					 Contato e Equipe 
							
			
			
		
						
				Equipe:
Chefe de Departamento de Extensão
Victor Rafael Araújo de Noronha  (Portaria nº 1.123/2025)
E-mail: extensao.svc@ifmt.edu.br
Coordenador de Apoio à Extensão
Ronnie Fonseca Barbosa (Portaria nº 2192/2024)
E-mail: extensao.svc@ifmt.edu.br
Coordenador de Estágio e Emprego
Aline Fernanda Andriotti (Portaria nº 2.856/2025)
Telefone: (65) 98161-2056 
E-mail: estagios.svc@ifmt.edu.br
					 Projetos de Extensão 
							
			
			
		
						
				
					
					 Legislação 
							
			
			
		
						
				
					
					 Programa Jovem Aprendiz 
							
			
			
		
						
				O Programa Jovem Aprendiz, também conhecido como Lei do Aprendiz, é uma modalidade de emprego que busca a capacitação, orientação e inserção de pessoas de 14 a 24 anos no mercado. Esse programa tem como meta a redução dos índices de oportunidades que deixam de ser dadas a quem não tem experiência.
Esses jovens, que obrigatoriamente precisam estar frequentando o ensino fundamental ou médio, executam tarefas e atividades em empresas públicas ou privadas.
Para as empresas, significa a oportunidade de contar com uma mão de obra desenvolvida conforme os seus critérios e cultura, por meio de uma estratégia de responsabilidade social que considera o aprimoramento e qualificação dessas pessoas.
E para o jovem aprendiz, é claro, resulta em uma chance de fortalecer esse desenvolvimento na área, com uma rotina condizente com o seu perfil e com a oportunidade de conquista de sua primeira chance no mercado de trabalho.
No fim desse período de experiência é concedida uma certificação, responsável por comprovar e atestar a qualificação desenvolvida, que trará um valor maior e diferencial ao currículo desse colaborador.
Habilitação da Instituição
Declaração de Cadastro – Curso Técnico em Agropecuária
Declaração de Cadastro – Curso Técnico em Zootecnia
Declaração de Cadastro – Curso Técnico em Meio Ambiente
					 Publicação - Extensão em Ação 
							
			
			
		
						
				
					

 
								