Ensino

Diretoria de Ensino

A Diretoria de Ensino tem como objetivo planejar, avaliar, coordenar, acompanhar e executar as políticas educacionais e diretrizes de ensino, pesquisa e extensão do IFMT Campus São Vicente.

Fazem parte da Diretoria de Ensino os seguintes departamentos e coordenações:

  • Coordenação de Apoio ao Ensino (SVC-CAEN)
  • Coordenador de Projetos Institucionais
  • Coordenação Pedagógica (SVC-CPED)
  • Coordenação de Projetos Especiais (SVC-PROE)
  • Coordenação de Laboratórios (SVC-CLAB)
  • Coordenação de Registro Escolar (SVC-CRE)
  • Coordenador de Assistência Estudantil
  • Coordenação de Biblioteca (SVC-BIB)

Departamento de Ensino Sede (SVC-DES)

  • Coordenação de Atendimento ao Estudante – SEDE
  • Coordenação do Curso Técnico em Agropecuária Integrado (SVC-TAGRO)
  • Coordenação do Curso de Bacharelado em Zootecnia (SVC-ZOO)

Departamento de Pesquisa (SVC-DPE)

  • Coordenação de Pós-Graduação – (SVC-CPOS)

Departamento de Extensão, Estágio e Emprego (SVC-DEX)

  • Coordenação de Extensão (SVC-COEX)
  • Coordenação de Estágio (SVC-CE)

Departamento de Assistência do Discente (SVC-DAD)

  • Coordenação de Internato (SVC-CINT)
  • Coordenação de Vivência Estudantil (SVC-CVE)
  • Coordenação de Saúde Escolar (SVC-AMB)

Departamento de Ensino do Centro de Referência de Jaciara (SVC-DEJAC)

  • Coordenação do Registro Escolar do Centro de Referência de Jaciara (SVC-REJac)
  • Coordenação do Curso Técnico em Ludoteca do Centro de Referência de Jaciara (SVC-LUD)
  • Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia (SVC-CLBIO)
  • Coordenação do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Nível Médio (SVC-CTMA)
  • Coordenação do Curso Técnico em Ludoteca (SVC-LUD)
  • Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza(SVC -CLCN)

Diretor de Ensino: Rhafael da Costa Borges
E-mail: rhafael.borges@ifmt.edu.br | ensino.svc@ifmt.edu.br

O IFMT Campus São Vicente é a maior escola agrícola do Brasil, e devido sua grandeza, recebemos estudantes de várias cidades do Mato Grosso e até mesmo de outros estados brasileiros. Assim, o Departamento de Vivência Estudantil (DVE) é responsável pelo acolhimento, vivência, permanência e êxito desses estudantes na instituição, participando do processo de formação e desenvolvimento dos estudantes sob sua responsabilidade. Proporciona, também, orientações sobre as regras da instituição, acesso às bases pedagógicas, auxílio para confecção de documentos essenciais, dicas de apoio para as limpezas e organizações dos ambientes, entre outras atribuições.

O DVE funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana para atender os estudantes contemplando, também, os que veem das regiões mais distantes, que não conseguem ir para casa com frequência.

Coordenação de Saúde Escolar
A equipe de saúde, quando necessário, encaminha os estudantes para atendimentos médicos, realização de exames, tratamentos contínuos, acompanhamento psicológico e atendimento odontológico, nas unidades de saúde das regiões mais próximas, sempre na companhia de um servidor.

O departamento ainda proporciona o incentivo às práticas esportivas, culturais e de lazer. Em parceria com a Direção de Ensino e os Departamentos de Ensino, Pesquisa e Extensão, conseguimos atender um grupo de alunos para participar dos eventos culturais e esportivos da rede do IFMT e da região. Contamos com apoio de servidores e alunos voluntários, que dedicam um tempo extra, para treinar os alunos nos esportes e nas atividades culturais.

Para o lazer, disponibilizamos um espaço com monitoria, onde os alunos assistem filmes e realizam comemorações de aniversários. Além disso, junto com a Coordenação de Assistência Estudantil, disponibilizamos uniformes gratuitos a todos os estudantes do nível médio do campus, sendo duas camisetas para os alunos dos primeiros anos e uma para as demais séries.

Residência Estudantil
Atualmente atendemos aproximadamente 500 estudantes do ensino técnico, subsequente e superior, que são residentes no campus e recebem quatro refeições diárias, fornecidas pelo restaurante estudantil. As moradias estudantis contribuem com a permanência e a conclusão dos estudos de discentes ingressantes regularmente matriculados no curso Técnico em Agropecuária integrado ao nível médio, Técnico em Zootecnia subsequente ao nível médio e no curso Bacharelado em Zootecnia, na perspectiva de inclusão social e democratização do acesso à educação pública. Assim, as desigualdades sociais são minimizadas e há uma contribuição para a inclusão social pela educação. Esse benefício refere-se exclusivamente a modalidade de Moradia Interna. Os alunos beneficiados com a moradia interna são regidos pelos Regimentos Disciplinar e de Convivência.

As moradias e alojamentos recebem manutenções diárias para melhorar a vivência de todos durante sua trajetória acadêmica. Para as manutenções e limpezas das partes externas, temos o apoio do Departamento de Serviços de Apoio (DSA) e Coordenação de Manutenção e Logística. Para melhorar a segurança do campus, além da equipe do DVE, a Coordenação de Transporte e Vigilância oferece apoio com os veículos e a ronda motorizada durante o período noturno.

Estrutura física do Departamento de Vivência Estudandil:

  • Prédio administrativo, com copa, banheiro, sala de atendimento, sala de reuniões e um laboratório de informática equipado com dez computadores, onde os estudantes utilizam para estudos e lazer;
  • Ambulatório para avaliações de saúde;
  • Quadra poliesportiva;
  • Lavanderia coletiva, atualmente com nove máquinas lavar;
  • Cozinha coletiva com fogão e mesa com cadeiras;
  • Alojamentos para atender os alunos do ensino médio, distribuídos em 252 vagas masculinas e 143 vagas femininas.
  • Moradias estudantis para atender os alunos do ensino superior, com 52 vagas femininas e 42 vagas masculinas.

Como se inscrever para a Moradia Estudantil
Os estudantes, após efetivação da matrícula, já podem se inscrever nos editais de moradia interna que são disponibilizados pelo IFMT São Vicente anualmente. A seleção dos candidatos é realizada pela análise dos documentos comprobatórios da situação socioeconômica, e a classificação terá com base os seguintes critérios: Renda familiar bruta per capita até 1,5 salário-mínimo, sendo os candidatos classificados de acordo com a vulnerabilidade socioeconômica (menor renda, oriundos de famílias beneficiárias de Programa Social do Governo Federal como Bolsa Família, PET, ProJovem).

A concessão de moradia terá vigência pelo período de um ano letivo para o curso Técnico em Agropecuária, renovável por mais dois anos. Para o curso Técnico em Zootecnia Subsequente, a concessão será de seis meses, renovável a cada semestre. E a concessão de residência estudantil, para estudantes de Bacharelado em Zootecnia, terá vigência pelo período de um semestre letivo, renovável semestralmente até o 9º semestre do curso.

 

O Núcleo de Atendimento à Portadores de Necessidades Especiais – NAPNE, setor que abrange os Departamentos de Ensino, Pesquisa e Extensão, é responsável por promover ações de permanência e conclusão com êxito pelos alunos dos cursos ofertados no câmpus, articulando as atividades pedagógicas a fim de favorecer o desenvolvimento, a adaptação e adotando medidas de superação às dificuldades de aprendizagem, dando todo suporte necessário ao bom desenvolvimento das aulas e da aprendizagem dos alunos que necessitem desse atendimento.

O NAPNE está estruturado da seguinte forma: duas pedagogas, um enfermeiro, uma tradutora intérprete de linguagens de sinais, uma técnica em assuntos educacionais, uma professora e uma psicóloga. Cada profissional tem suas competências relacionadas às suas formações.

O NAPNE é coordenado pela profissional formada em Pedagogia e seu trabalho é regulamentado pela Resolução NAPNE (download abaixo). 

Equipe:

Silvia Diamantino Ferreira de Lima – Pedagoga (Coordenadora)

Deraldina Pereira do Nascimento – Pedagoga

Erico Mariano Deniz – Enfermeiro

Izaura Cristina Maciel – Tradutora Intérprete de Linguagens de Sinais

Kíssila Daniel MIranda Gomes – Técnica em Assuntos Educacionais

Mariana Santos de Oliveira Figueredo – Professora

Priscila Ferrari Paulino – Psicóloga

São atribuições do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE):

I. Apreciar os assuntos concernentes à quebra de barreiras no campus;
II. Realizar atendimento de pessoas com necessidades específicas (deficiência, superdotação/altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento);
III. Participar da criação e revisão de políticas institucionais visando à inserção de questões relativas à inclusão na educação profissional e tecnológica;
IV. Promover eventos que envolvam a sensibilização e formação de servidores para as práticas inclusivas em âmbito institucional;
V. Articular os diversos setores do campus nas diversas atividades relativas à inclusão, definindo prioridades, uso e desenvolvimento de tecnologia assistiva, além de material didático-pedagógico a ser utilizado nas práticas educativas;
VI. Prestar assessoria aos dirigentes do campus em questões relativas à inclusão de Pessoas com Necessidades Específicas;
VII. Estimular o espírito de inclusão na comunidade interna e externa, de modo que o(a) estudante em seu percurso formativo, adquira conhecimentos técnicos, científicos e também valores sociais consistentes, que o levem a atuar na sociedade de forma consciente e comprometida.

Instrução Normativa do Napne

Sede:
Funcionamento: das 8h às 17h – de segunda a sexta-feira
Equipe: Aguinaldo de Oliveira Santos 

Laboratório do Centro de Referência de Jaciara:
Funcionamento das 8h às 22h – de segunda a sexta

Todos os laboratórios podem serem usados aos sábados, domingos e no horário noturno para desenvolvimento de pesquisas, desde que agendado e autorizado pelo coordenador de laboratório e conforme as normas de uso dos laboratórios.

Reservas:
As reservas para uso dos laboratórios são feitas através do preenchimento no formulário “Anexo 4-Reserva de Laboratório”, do Regulamento de Uso dos Laboratórios (abaixo).

Este documento pode ser entregue pessoalmente ou enviado por e-mail para o Técnico de Laboratório responsável com antecedência de 48 horas, conforme previsto no item 1.4.5 do Regulamento de Uso dos Laboratórios.

Formalizada a reserva, anota-se na Agenda do Laboratório Multidisciplinar a data, período, disciplina, turma e o nome do professor que fez a reserva, para não coincidir agendamentos de uso no mesmo horário.

Processos Seletivos | Consulta
Ensino
Últimas Notícias
Tese
Mi luctus iaculis fusce taciti; est volutpat
Lorem ipsum odor amet, consectetuer...
Resumo
Mi luctus iaculis fusce taciti; est volutpat
Lorem ipsum odor amet, consectetuer...
Artigo
Mi luctus iaculis fusce taciti; est volutpat
Lorem ipsum odor amet, consectetuer...
Rolar para cima
R

Reitoria

01
Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva
02
Campus São Vicente
03
Campus Cáceres Prof. Olegario Baldo
04
Campus Cuiabá Bela Vista
05
Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste
06
Campus Campo Novo do Parecis
07
Campus Juina
08
Campus Confresa
09
Campus Rondonópolis
10
Campus Sorriso
11
Campus Várzea Grande
12
Campus Barra do Garças
13
Campus Primavera do Leste
14
Campus Alta Floresta
15
Campus Tangara da Serra
16
Campus Diamantino
17
Campus Avançado Lucas do Rio Verde
18
Campus Avançado Sinop
19
Campus Guaranta do Norte
20
Campus Campo Verde
21
Campus Água Boa
22
Campus Canarana
23
Campus Colniza