
A Diretoria de Ensino tem como objetivo planejar, avaliar, coordenar, acompanhar e executar as políticas educacionais e diretrizes de ensino, pesquisa e extensão do IFMT Campus São Vicente.
Fazem parte da Diretoria de Ensino os seguintes departamentos e coordenações:
- Coordenação de Apoio ao Ensino (SVC-CAEN)
- Coordenador de Projetos Institucionais
- Coordenação Pedagógica (SVC-CPED)
- Coordenação de Projetos Especiais (SVC-PROE)
- Coordenação de Laboratórios (SVC-CLAB)
- Coordenação de Registro Escolar (SVC-CRE)
- Coordenador de Assistência Estudantil
- Coordenação de Biblioteca (SVC-BIB)
Departamento de Ensino Sede (SVC-DES)
- Coordenação de Atendimento ao Estudante – SEDE
- Coordenação do Curso Técnico em Agropecuária Integrado (SVC-TAGRO)
- Coordenação do Curso de Bacharelado em Zootecnia (SVC-ZOO)
Departamento de Pesquisa (SVC-DPE)
- Coordenação de Pós-Graduação – (SVC-CPOS)
Departamento de Extensão, Estágio e Emprego (SVC-DEX)
- Coordenação de Extensão (SVC-COEX)
- Coordenação de Estágio (SVC-CE)
Departamento de Assistência do Discente (SVC-DAD)
- Coordenação de Internato (SVC-CINT)
- Coordenação de Vivência Estudantil (SVC-CVE)
- Coordenação de Saúde Escolar (SVC-AMB)
Departamento de Ensino do Centro de Referência de Jaciara (SVC-DEJAC)
- Coordenação do Registro Escolar do Centro de Referência de Jaciara (SVC-REJac)
- Coordenação do Curso Técnico em Ludoteca do Centro de Referência de Jaciara (SVC-LUD)
- Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia (SVC-CLBIO)
- Coordenação do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Nível Médio (SVC-CTMA)
- Coordenação do Curso Técnico em Ludoteca (SVC-LUD)
- Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza(SVC -CLCN)
					 Contato 
							
			
			
		
						
				Diretor de Ensino: Rhafael da Costa Borges
E-mail: rhafael.borges@ifmt.edu.br | ensino.svc@ifmt.edu.br
					 Professores 
							
			
			
		
						
				
					
					 Departamento de Vivência Estudantil - DVE 
							
			
			
		
						
				O IFMT Campus São Vicente é a maior escola agrícola do Brasil, e devido sua grandeza, recebemos estudantes de várias cidades do Mato Grosso e até mesmo de outros estados brasileiros. Assim, o Departamento de Vivência Estudantil (DVE) é responsável pelo acolhimento, vivência, permanência e êxito desses estudantes na instituição, participando do processo de formação e desenvolvimento dos estudantes sob sua responsabilidade. Proporciona, também, orientações sobre as regras da instituição, acesso às bases pedagógicas, auxílio para confecção de documentos essenciais, dicas de apoio para as limpezas e organizações dos ambientes, entre outras atribuições.
O DVE funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana para atender os estudantes contemplando, também, os que veem das regiões mais distantes, que não conseguem ir para casa com frequência.
Coordenação de Saúde Escolar
A equipe de saúde, quando necessário, encaminha os estudantes para atendimentos médicos, realização de exames, tratamentos contínuos, acompanhamento psicológico e atendimento odontológico, nas unidades de saúde das regiões mais próximas, sempre na companhia de um servidor.
O departamento ainda proporciona o incentivo às práticas esportivas, culturais e de lazer. Em parceria com a Direção de Ensino e os Departamentos de Ensino, Pesquisa e Extensão, conseguimos atender um grupo de alunos para participar dos eventos culturais e esportivos da rede do IFMT e da região. Contamos com apoio de servidores e alunos voluntários, que dedicam um tempo extra, para treinar os alunos nos esportes e nas atividades culturais.
Para o lazer, disponibilizamos um espaço com monitoria, onde os alunos assistem filmes e realizam comemorações de aniversários. Além disso, junto com a Coordenação de Assistência Estudantil, disponibilizamos uniformes gratuitos a todos os estudantes do nível médio do campus, sendo duas camisetas para os alunos dos primeiros anos e uma para as demais séries.
Residência Estudantil
Atualmente atendemos aproximadamente 500 estudantes do ensino técnico, subsequente e superior, que são residentes no campus e recebem quatro refeições diárias, fornecidas pelo restaurante estudantil. As moradias estudantis contribuem com a permanência e a conclusão dos estudos de discentes ingressantes regularmente matriculados no curso Técnico em Agropecuária integrado ao nível médio, Técnico em Zootecnia subsequente ao nível médio e no curso Bacharelado em Zootecnia, na perspectiva de inclusão social e democratização do acesso à educação pública. Assim, as desigualdades sociais são minimizadas e há uma contribuição para a inclusão social pela educação. Esse benefício refere-se exclusivamente a modalidade de Moradia Interna. Os alunos beneficiados com a moradia interna são regidos pelos Regimentos Disciplinar e de Convivência.
As moradias e alojamentos recebem manutenções diárias para melhorar a vivência de todos durante sua trajetória acadêmica. Para as manutenções e limpezas das partes externas, temos o apoio do Departamento de Serviços de Apoio (DSA) e Coordenação de Manutenção e Logística. Para melhorar a segurança do campus, além da equipe do DVE, a Coordenação de Transporte e Vigilância oferece apoio com os veículos e a ronda motorizada durante o período noturno.
Estrutura física do Departamento de Vivência Estudandil:
- Prédio administrativo, com copa, banheiro, sala de atendimento, sala de reuniões e um laboratório de informática equipado com dez computadores, onde os estudantes utilizam para estudos e lazer;
- Ambulatório para avaliações de saúde;
- Quadra poliesportiva;
- Lavanderia coletiva, atualmente com nove máquinas lavar;
- Cozinha coletiva com fogão e mesa com cadeiras;
- Alojamentos para atender os alunos do ensino médio, distribuídos em 252 vagas masculinas e 143 vagas femininas.
- Moradias estudantis para atender os alunos do ensino superior, com 52 vagas femininas e 42 vagas masculinas.
Como se inscrever para a Moradia Estudantil
Os estudantes, após efetivação da matrícula, já podem se inscrever nos editais de moradia interna que são disponibilizados pelo IFMT São Vicente anualmente. A seleção dos candidatos é realizada pela análise dos documentos comprobatórios da situação socioeconômica, e a classificação terá com base os seguintes critérios: Renda familiar bruta per capita até 1,5 salário-mínimo, sendo os candidatos classificados de acordo com a vulnerabilidade socioeconômica (menor renda, oriundos de famílias beneficiárias de Programa Social do Governo Federal como Bolsa Família, PET, ProJovem).
A concessão de moradia terá vigência pelo período de um ano letivo para o curso Técnico em Agropecuária, renovável por mais dois anos. Para o curso Técnico em Zootecnia Subsequente, a concessão será de seis meses, renovável a cada semestre. E a concessão de residência estudantil, para estudantes de Bacharelado em Zootecnia, terá vigência pelo período de um semestre letivo, renovável semestralmente até o 9º semestre do curso.
					 NAPNE 
							
			
			
		
						
				O Núcleo de Atendimento à Portadores de Necessidades Especiais – NAPNE, setor que abrange os Departamentos de Ensino, Pesquisa e Extensão, é responsável por promover ações de permanência e conclusão com êxito pelos alunos dos cursos ofertados no câmpus, articulando as atividades pedagógicas a fim de favorecer o desenvolvimento, a adaptação e adotando medidas de superação às dificuldades de aprendizagem, dando todo suporte necessário ao bom desenvolvimento das aulas e da aprendizagem dos alunos que necessitem desse atendimento.
O NAPNE está estruturado da seguinte forma: duas pedagogas, um enfermeiro, uma tradutora intérprete de linguagens de sinais, uma técnica em assuntos educacionais, uma professora e uma psicóloga. Cada profissional tem suas competências relacionadas às suas formações.
O NAPNE é coordenado pela profissional formada em Pedagogia e seu trabalho é regulamentado pela Resolução NAPNE (download abaixo).
Equipe:
Silvia Diamantino Ferreira de Lima – Pedagoga (Coordenadora)
Deraldina Pereira do Nascimento – Pedagoga
Erico Mariano Deniz – Enfermeiro
Izaura Cristina Maciel – Tradutora Intérprete de Linguagens de Sinais
Kíssila Daniel MIranda Gomes – Técnica em Assuntos Educacionais
Mariana Santos de Oliveira Figueredo – Professora
Priscila Ferrari Paulino – Psicóloga
São atribuições do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE):
I. Apreciar os assuntos concernentes à quebra de barreiras no campus;
II. Realizar atendimento de pessoas com necessidades específicas (deficiência, superdotação/altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento);
III. Participar da criação e revisão de políticas institucionais visando à inserção de questões relativas à inclusão na educação profissional e tecnológica;
IV. Promover eventos que envolvam a sensibilização e formação de servidores para as práticas inclusivas em âmbito institucional;
V. Articular os diversos setores do campus nas diversas atividades relativas à inclusão, definindo prioridades, uso e desenvolvimento de tecnologia assistiva, além de material didático-pedagógico a ser utilizado nas práticas educativas;
VI. Prestar assessoria aos dirigentes do campus em questões relativas à inclusão de Pessoas com Necessidades Específicas;
VII. Estimular o espírito de inclusão na comunidade interna e externa, de modo que o(a) estudante em seu percurso formativo, adquira conhecimentos técnicos, científicos e também valores sociais consistentes, que o levem a atuar na sociedade de forma consciente e comprometida.
					 Laborarórios 
							
			
			
		
						
				Sede:
Funcionamento: das 8h às 17h – de segunda a sexta-feira
Equipe: Aguinaldo de Oliveira Santos 
Laboratório do Centro de Referência de Jaciara:
Funcionamento das 8h às 22h – de segunda a sexta
Todos os laboratórios podem serem usados aos sábados, domingos e no horário noturno para desenvolvimento de pesquisas, desde que agendado e autorizado pelo coordenador de laboratório e conforme as normas de uso dos laboratórios.
Reservas:
As reservas para uso dos laboratórios são feitas através do preenchimento no formulário “Anexo 4-Reserva de Laboratório”, do Regulamento de Uso dos Laboratórios (abaixo).
Este documento pode ser entregue pessoalmente ou enviado por e-mail para o Técnico de Laboratório responsável com antecedência de 48 horas, conforme previsto no item 1.4.5 do Regulamento de Uso dos Laboratórios.
Formalizada a reserva, anota-se na Agenda do Laboratório Multidisciplinar a data, período, disciplina, turma e o nome do professor que fez a reserva, para não coincidir agendamentos de uso no mesmo horário.



 
								