2ª ação solidária de Doação de Sangue acontece nos dias 18 e 19 de junho em Campo Verde

Publicado por: Campus São Vicente / 13 de Junho de 2019 às 10:24

O IFMT São Vicente Centro de Referência de Campo Verde, através do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em conjunto com Rotary Club de Campo Verde e a Secretaria Municipal de Saúde, juntam forças para fazer o bem e estão promovendo a 2ª edição da Ação Solidária com Doação de Sangue.

Esta ação acontece nos dias 18 e 19 de junho no próprio Centro de Referência de Campo Verde.

Como na 1ª edição, a coleta de sangue será realizada pela equipe do MT-Hemocentro, o banco de sangue público do Governo do Estado de Mato Grosso. Esta ação faz parte da campanha #JunhoVermelho, que visa sensibilizar a população sobre a importância do ato de doar sangue, e acontece durante todo o mês de junho, com coleta em vários locais do nosso estado.

A data foi escolhida em função da chegada do inverno e do período de férias, momentos em que há redução no número de doações de sangue.

Verifique se você está em condições de doar e venha fazer parte desta campanha. Sua doação é muito importante e poderá ajudar a salvar vidas.

Quem pode doar?
Para doar, a pessoa deve pesar no mínimo 50 kg, ter entre 16 e 69 anos de idade, estar devidamente alimentado e gozar de boa saúde. Os interessados em contribuir com este gesto de solidariedade devem portar documento de identificação (com foto) e, se tiver, a carteirinha de doador.

Todo sangue doado passa por vários testes para que possa ser utilizado com segurança. São feitos exames de AIDS, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, HTLV, tipagem sanguínea, fator RH, entre outros, que serão, posteriormente, entregues ao doador.

Benefícios Legais
A legislação estadual garante certos benefícios aos doadores de sangue, como isenção de taxa na inscrição para concurso público, meia entrada em eventos culturais, de esportes e lazer, e atendimento preferencial em repartições públicas e alguns tipos de estabelecimento.