início do conteúdo

Departamento de Vivência Estudantil

O IFMT Campus São Vicente é a maior escola agrícola do Brasil, e devido sua grandeza, recebemos estudantes de várias cidades do Mato Grosso e até mesmo de outros estados brasileiros. Assim, o Departamento de Vivência Estudantil (DVE) é responsável pelo acolhimento, vivência, permanência e êxito desses estudantes na instituição, participando do processo de formação e desenvolvimento dos estudantes sob sua responsabilidade. Proporciona, também, orientações sobre as regras da instituição, acesso às bases pedagógicas, auxílio para confecção de documentos essenciais, dicas de apoio para as limpezas e organizações dos ambientes, entre outras atribuições.

O DVE funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana para atender os estudantes contemplando, também, os que veem das regiões mais distantes, que não conseguem ir para casa com frequência.

Coordenação de Saúde Escolar
A equipe de saúde, quando necessário, encaminha os estudantes para atendimentos médicos, realização de exames, tratamentos contínuos, acompanhamento psicológico e atendimento odontológico, nas unidades de saúde das regiões mais próximas, sempre na companhia de um servidor.

O departamento ainda proporciona o incentivo às práticas esportivas, culturais e de lazer. Em parceria com a Direção de Ensino e os Departamentos de Ensino, Pesquisa e Extensão, conseguimos atender um grupo de alunos para participar dos eventos culturais e esportivos da rede do IFMT e da região. Contamos com apoio de servidores e alunos voluntários, que dedicam um tempo extra, para treinar os alunos nos esportes e nas atividades culturais.

Para o lazer, disponibilizamos um espaço com monitoria, onde os alunos assistem filmes e realizam comemorações de aniversários. Além disso, junto com a Coordenação de Assistência Estudantil, disponibilizamos uniformes gratuitos a todos os estudantes do nível médio do campus, sendo duas camisetas para os alunos dos primeiros anos e uma para as demais séries.

Residência Estudantil
Atualmente atendemos aproximadamente 500 estudantes do ensino técnico, subsequente e superior, que são residentes no campus e recebem quatro refeições diárias, fornecidas pelo restaurante estudantil. As moradias estudantis contribuem com a permanência e a conclusão dos estudos de discentes ingressantes regularmente matriculados no curso Técnico em Agropecuária integrado ao nível médio, Técnico em Zootecnia subsequente ao nível médio e no curso Bacharelado em Zootecnia, na perspectiva de inclusão social e democratização do acesso à educação pública. Assim, as desigualdades sociais são minimizadas e há uma contribuição para a inclusão social pela educação. Esse benefício refere-se exclusivamente a modalidade de Moradia Interna. Os alunos beneficiados com a moradia interna são regidos pelos Regimentos Disciplinar e de Convivência (disponíveis abaixo).

Vagas de Moradia Interna
Curso Feminino Masculino
Técnico em Agropecuária 143 252
Bacharelado em Zootecnia 52 42

As moradias e alojamentos recebem manutenções diárias para melhorar a vivência de todos durante sua trajetória acadêmica. Para as manutenções e limpezas das partes externas, temos o apoio do Departamento de Serviços de Apoio (DSA) e Coordenação de Manutenção e Logística. Para melhorar a segurança do campus, além da equipe do DVE, a Coordenação de Transporte e Vigilância oferece apoio com os veículos e a ronda motorizada durante o período noturno.

Estrutura física do Departamento de Vivência Estudandil:

  • Prédio administrativo, com copa, banheiro, sala de atendimento, sala de reuniões e um laboratório de informática equipado com dez computadores, onde os estudantes utilizam para estudos e lazer;
  • Ambulatório para avaliações de saúde;
  • Quadra poliesportiva;
  • Lavanderia coletiva, atualmente com nove máquinas lavar;
  • Cozinha coletiva com fogão e mesa com cadeiras;
  • Alojamentos para atender os alunos do ensino médio, distribuídos em 252 vagas masculinas e 143 vagas femininas.
  • Moradias estudantis para atender os alunos do ensino superior, com 52 vagas femininas e 42 vagas masculinas.

Como se inscrever para a Moradia Estudantil
Os estudantes, após efetivação da matrícula, já podem se inscrever nos editais de moradia interna que são disponibilizados pelo IFMT São Vicente anualmente. A seleção dos candidatos é realizada pela análise dos documentos comprobatórios da situação socioeconômica, e a classificação terá com base os seguintes critérios: Renda familiar bruta per capita até 1,5 salário-mínimo, sendo os candidatos classificados de acordo com a vulnerabilidade socioeconômica (menor renda, oriundos de famílias beneficiárias de Programa Social do Governo Federal como Bolsa Família, PET, ProJovem).

A concessão de moradia terá vigência pelo período de um ano letivo para o curso Técnico em Agropecuária, renovável por mais dois anos. Para o curso Técnico em Zootecnia Subsequente, a concessão será de seis meses, renovável a cada semestre. E a concessão de residência estudantil, para estudantes de Bacharelado em Zootecnia, terá vigência pelo período de um semestre letivo, renovável semestralmente até o 9º semestre do curso.

Equipe: (veja os contatos clicando aqui)

  • Chefe do Departamento de Vivência Estudantil
  • Coordenador (a) de Moradia Interna do Curso Técnico
  • Coordenador (a) de Moradia Interna do Curso Superior
  • Coordenador (a) de Saúde Escolar
  • Enfermeiro
  • Psicóloga
  • Auxiliar de Agropecuária
  • Motorista
  • Além de equipe de terceirizados, composta por zeladores, serviços gerais, auxiliar administrativo e recreador.
início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus São Vicente

Rodovia BR-364, Km 329, s/n - CEP: 78.106-000

Telefone: (65) 3341-2100

Cuiabá/MT