Alunos de Licenciatura em Ciências da Natureza fazem visita técnica ao Zoológico da UFMT

Publicado por: Campus São Vicente / 23 de Julho de 2015 às 16:38

Estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, do Núcleo Avançado de Jaciara, Câmpus de São Vicente, realizaram uma visita técnica ao Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá.

A visita técnica foi constituída por três momentos: Museu Anatômico de Animais Silvestres, Laboratório de Pesquisa em Animais de Zoológico (LPAZ) e recintos do Zoológico.

A visita ao Museu Anatômico de Animais Silvestres foi gerenciada pelo prof. Dr. Flávio de Rezende Guimarães, através do Projeto de Extensão “Bicho por Dentro”. Naquele local, os estudantes foram orientados sobre a anatomia de animais silvestres como o jacaré (Caiman yacare), o gavião real (Harpia harpyja) e o tuiuiú (Jabiru mycteria), entre outros, e também sobre a técnica de maceração em água corrente para a retirada de músculos, tendões e cápsulas articulares.

Além de socializar o conhecimento sobre anatomia dos animais, o prof. Dr. Geison Mello, ressaltou que a visita sensibilizou os estudantes quanto aos objetivos do museu, que é a preservação da fauna e destino científico aos animais silvestres que foram a óbito no zoológico, no hospital veterinário e na comunidade. O acervo do Museu Anatômico de Animais Silvestres já foi visitado por mais de 15 mil pessoas.

No Laboratório de Pesquisa em Animais de Zoológico, os alunos assistiram a uma palestra sobre as pesquisas realizadas em reprodução animal, associadas a endocrinologia e estresse em animais mantidos em cativeiro, desenvolvidos pela Profª. Dra. Regina Celia Rodrigues da Paz, da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia e seus orientados de doutorado e mestrado do Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias e alunos de iniciação científica.

Os estudantes também tiveram acesso aos equipamentos do laboratório juntamente com uma apresentação prática de seu funcionamento. O LPAZ já contribuiu com 10 dissertações de mestrado e 15 iniciações científicas, além de oferecer estágios aos alunos de graduação.

Durante a visita aos recintos do Zoológico da UFMT, para conhecimento da fauna de Mato Grosso, a profª. Dra. Isabela Lucena ressalta que os estudantes tiveram a oportunidade de compreender a importância de estudos sobre a ecologia da conservação, sobre a diversidade da fauna local e da necessidade de desenvolvimento de pesquisas sobre as espécies animais da fauna do estado.

A equipe de professores e alunos agradecem ao Departamento de Transporte do Câmpus São Vicente IFMT e aos professores do curso de Veterinária da UFMT pelo apoio à visita técnica.

Santo Antônio do Leverger, 23 de julho de 2015.

Sérgio Thompson
Ascom/São Vicente