Alunos de Zootecnia participam de curso de inseminação artificial em bovinos

Publicado por: Campus São Vicente / 26 de Junho de 2015 às 10:00

Em parceria com o Sindicato Rural de Santo Antônio do Leverger e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MT, o IFMT Câmpus São Vicente realizou, de 22 a 26 de junho, o curso de Inseminação Artificial de Bovinos.

Implicando em aulas teóricas e práticas, o curso de 40 horas contou com 12 participantes,  10 deles estudantes do curso de Bacharelado em Zootecnia do próprio câmpus e outros 2 externos.

Na abertura do curso, o Diretor-Geral do Câmpus São Vicente, José Luiz de Siqueira, destacou a importância da parceria firmada e enfatizou a necessidade de qualificar cada vez mais os estudantes.

Um segundo curso, também sobre inseminação em bovinos, está programado para acontecer entre 13 e 17 de julho de 2015, também para 12 participantes, porém as inscrições já estão encerradas.

O instrutor do Senar-MT, José Imbelloni, médico veterinário há 44 anos, foi o responsável pela formação. Para ele, “a inseminação artificial é uma ferramenta de grande importância para o melhoramento genético do animal, que pouca gente faz e tem conhecimento. Nós temos uma necessidade de gente qualificada para fazer este procedimento porte técnico e com sucesso. Falta isso em nosso estado e inclusive no Brasil”.

“Sem este treinamento é impossível a pessoa fazer a inseminação. Sendo aprovados neste curso, e com o certificado de qualificação do Senar eles já estarão aptos a fazer inseminação”, finalizou José Imbelloni.

Para este curso, a contrapartida do Câmpus São Vicente foram as 60 vacas vazias e a estrutura necessária, como curral, cilindro de nitrogênio, inscrições, hospedagem/alimentação do instrutor, sala de aula, veículo e lousa digital.

Sérgio Thompson
Ascom/São Vicente