Câmpus São Vicente participa da 12ª Semana Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação

Publicado por: Campus São Vicente / 19 de Outubro de 2015 às 09:40

O IFMT Câmpus São Vicente, a convite da Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (SECITECI), participou da 12ª Semana Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação, que aconteceu de 6 a 8 de outubro em Cuiabá, no Cenarium Rural.

Dos 11 trabalhos apresentados pelo IFMT no evento, apenas um era de São Vicente. Para representar o câmpus, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) convidou a professora Marleide Guimarães e dois alunos para apresentarem o projeto “Qualificação de Assentados em Derivados de Leite e Panificação Artesanal”.

O projeto foi realizado no assentamento Dom Ozório, localizado no município de Campo Verde, que tem aproximadamente 540 famílias e economia baseada na produção de grãos, pecuária de leite e corte, hortifrutigranjeiros e frango. Também participaram do projeto os alunos Christiane Neves Maciel (curso de Tecnologia em Alimentos) e Cristóvão Arruda Canavarros (curso de Agronomia).

Observando os moldes do assentamento, a professora notou a necessidade de qualificação dos assentados na produção artesanal de pães e derivados do leite de forma inovadora, oferecendo à comunidade produtos de forma mais saborosa e nutritiva, gerando fonte de renda. A qualificação teve duração de sete meses, com aulas práticas, teóricas e visitas técnicas.

Na tecnologia de panificação foram realizadas modificações na formulação da massa básica, adicionando ingredientes diferenciados como hortaliças (rúcula), leguminosas (cenoura e beterraba) e tubérculo (batata), agregando valor e qualidade nutricional ao alimento.

O resultado esperado, conforme a professora, foi alcançado pelo fato que os participantes compreenderam que os produtos originados e processados da agricultura familiar podem ser comercializados nas feiras e no comércio local e estadual para melhoria de suas rendas.

“Logo após o término do projeto, alguns dos participantes iniciaram a produção e a comercialização dos produtos no comércio local e feiras”, explicou.

Alguns desses produtos foram levados ao estande do IFMT na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para que os visitantes pudessem degustar o que está sendo produzido no assentamento. Vários tipos de queijo minas frescal temperados e pão produzido com beterraba, cenoura e rúcula fizeram sucesso entre o público.

O estande do IFMT também contou com a presença da assentada Marli Moraes Barbosa, do Dom Osório, participante do projeto (edital 056/ 2014 PROEX-IFMT) apresentado. De acordo com a professora, a assentada já está desenvolvendo em sua comunidade o queijo minas frescal e mussarela que aprendeu a processar após a instalação do projeto no assentamento.

Semana Nacional
A Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) é um evento que envolve escolas, universidades em experiências impactantes para despertar a curiosidade e o interesse científico. A programação reuniu palestrantes sobre energias renováveis, o grupo Ciência em Show e o astronauta brasileiro Marcos Pontes.

Também fez parte do evento a VII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Mecti) que objetiva fomentar nas escolas da rede pública e privada, a pesquisa científica como forma de compreender o mundo.