Com diminuição de orçamento, o Campus São Vicente fecha restaurante e diminui serviços de terceirizados

Publicado por: Campus São Vicente / 25 de Maio de 2021 às 14:06

Devido a cortes de orçamento anunciado pelo Governo Federal na aprovação da Lei Orçamentária Anual para 2021, os institutos federal tiveram uma redução linear de 22,5% nos recursos.

Para o IFMT São Vicente a situação não é diferente. O orçamento anual, que em 2020 era próximo dos R$ 6 milhões, para 2021 está um pouco acima de R$ 4,5 milhões.

Com esses cortes, restringe o campo de atuação da nossa escola e dificulta o retorno das atividades presenciais. “Agora que precisamos de mais recursos para fazer limpeza, manutenção predial, aumentar a vigilância, pois tem menos gente circulando, atender aos protocolos de biossegurança. Diminuir o orçamento, deixa nossa instituição mais vulnerável”, explica o Diretor-geral, professor Livio dos Santos Wogel.

De imediato, estes cortes já serão observados na suspensão, por tempo indeterminado, dos serviços do restaurante; na redução de 12 postos de terceirizados (jardineiros, auxiliares rurais, motoristas, zeladores, serventes de limpeza e vigilância noturna) e redução de 50% dos contratos de limpeza.

Além disso, todo o recurso para investimento foi cortado. Não há previsão de aquisições para 2021.

Com a redução dos espaços de limpeza em 50%, alguns ambientes ficarão permanentemente fechados.

“A gente esperava que essa redução não fosse tão drástica, especialmente por envolver pessoas que trabalham na conservação da nossa instituição mesmo durante a pandemia. Estamos muito preocupados como terminaremos o ano de 2021”, complementa.

Assistência Estudantil
O Diretor-geral aproveita para tranquilizar os alunos lembrando que fonte da Assistência Estudantil não foi cortada. Desta forma, os editais referentes aos auxílios permanecem em vigor, em sua plenitude. Outros ainda devem ser lançados no decorrer do ano, como o Edital de Auxílio Alimentação, que em breve estará com inscrições abertas.