CRJAC: Alunos do curso Técnico em Meio Ambiente agora recebem lanches e almoço na própria instituição de ensino

Publicado por: Campus São Vicente / 19 de Abril de 2022 às 15:08

A partir do dia 11 de abril, os estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente, do IFMT São Vicente Centro de Referência de Jaciara, começaram a receber lanches e almoço na própria escola.

O chefe do Centro de Referência, professor Leandro Carbo, destaca que, por lei, as escolas de educação básica devem ofertar alimentação aos alunos, porém em Jaciara isso era feito mediante o pagamento de bolsa auxílio.

“Desde que se iniciou este curso aqui em Jaciara, o câmpus abria editais de auxílio-alimentação, possibilitando aos alunos receberem recursos para se alimentarem. Paralelo a isso já vinhamos estudando a viabilidade da oferta de alimentação na instituição, seja por uma cantina própria ou contratando uma empresa para o fornecimento”, explica.

Como neste curso, em alguns dias, são realizadas aulas no período matutino e vespertino, os estudantes tinham que adquirir lanche e almoço nas proximidades da escola ou se deslocar às suas residências. Porém, muitos deles nem residem em Jaciara, são de municípios como Dom Aquino, Juscimeira e São Pedro da Cipa. O valor do auxílio acabava sendo insuficiente para custear a alimentação do aluno durante todo o mês.

Pensando em amenizar este problema e dar um pouco mais de conforto aos estudantes, o IFMT São Vicente, através de licitação, contratou com uma empresa para o fornecimento 105 refeições diárias, por um período de um ano, que estão sendo distribuídas gratuitamente.

“A licitação aconteceu agora no início de março e a empresa começou o fornecimento no dia 11 de abril”, completa Leandro. O valor investido pela instituição está em torno de R$ 313 mil anuais.

A contratação prevê refeições diárias para as 3 turmas do curso. Como as aulas durante os períodos matutino e vespertino acontecem somente às terças e sextas, está sendo ofertado lanche da manhã (terça e sexta), lanche da tarde (segunda a sexta) e almoço (terça e sexta).

“É uma conquista muito grande para o Centro de Referência de Jaciara”, resume Leandro Carbo, lembrando que a instituição atende também alunos de outros municípios próximos.