Curso de extensão “Internet das Coisas” está com inscrições abertas, participe

Publicado por: Campus São Vicente / 8 de Junho de 2021 às 10:22

Um projeto de extensão desenvolvido no IFMT São Vicente Centro de Referência de Campo Verde está ofertando à comunidade o curso “Introdução à Internet das Coisas – IoT”.

Sabe o que é isso? A internet das coisas traz a possibilidade de objetos comuns como relógios, automóveis, cancelas de estacionamento, máquinas e celulares, conectarem-se entre si remetendo informações sobre o que acontece à sua volta, favorecendo cada vez mais a adoção de ferramentas que ampliam a participação.

Com volumes gigantescos de dados, em um ambiente cada vez mais conectado e repleto de métricas, a “internet das coisas” (IoT) tem conquistado importância com uma velocidade assustadora. Seja em sistemas simples, ou naqueles mais complexos e intrincados, a IoT tem se revelado uma tecnologia de grande valia para a captação, gestão e utilização racional das informações.

A proposta deste curso de extensão tem como foco proporcionar o primeiro contato com essa temática através da utilização do kit Arduíno e seus respectivos sensores e atuadores. O Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre que pode ser programada utilizando uma linguagem de programação padrão como a linguagem de programação C ou C++.

Este projeto está sob coordenação do professor Pedro Henrique Pereira, do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e tem como bolsista o aluno Jean Lucas.

As aulas acontecem de forma online, entre os dias 14 de junho e 14 de julho de 2021. A carga horária é de 12 horas e os participantes têm direito a certificado.

O público-alvo do projeto é a comunidade externa ao IFMT, como forma de aproximar a comunidade das atividades realizadas na instituição, porém também é aberto à participação dos alunos da instituição.

Devido à pandemia, o curso será ministrado de forma online. Haverá uma aula síncrona para apresentação do curso e as demais aulas serão gravadas para que o aluno possa assistir no seu tempo disponível. As aulas serão disponibilizadas na plataforma Google Classroom em forma de videoaulas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através da plataforma Sympla