Curso de inseminação artificial em bovinos é realizado no IFMT São Vicente, outros 6 ainda estão previstos para 2022

Publicado por: Campus São Vicente / 15 de Fevereiro de 2022 às 12:08

Após aproximadamente quatro anos, o IFMT São Vicente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Campo Verde, retoma a realização de cursos de inseminação artificial em bovinos.

Este é um dos cursos de extensão mais procurados na instituição, sempre com fila de espera de pessoas interessadas em participar. Só no período de 2014 a 2018, este curso foi ministrado para 18 turmas.

Entre os dias 14 e 18 de fevereiro, este curso está sendo ofertado à primeira turma deste ano, com o instrutor Renato Silveira de Andrade, do Senar. Participam 12 pessoas, entre pequenos produtores de gado (leite e corte), participantes da agricultura familiar e estudantes de Zootecnia.

O curso de inseminação artificial tem como objetivo capacitar o participante a utilizar adequadamente a técnica de inseminação artificial visando o aumento da taxa de natalidade e promovendo a melhoria do padrão genético do rebanho.

No total são 40 horas de curso, distribuídas entre aulas teóricas e práticas, onde se exercita o aprendizado em peças anatômicas e também nos próprios animais. Quarenta vacas foram selecionados pelo Departamento de Produção da escola especificamente para este curso.

Este curso faz parte de um projeto de extensão, que é coordenado pelo Zootecnista Elton Feitoza Centurion.

Através deste parceria firmada com o Senar e com o Sindicato Rural de Campo Verde, está prevista a realização de diversas turmas, de sete tipos de cursos ainda em 2022.

• Inseminação artificial em bovinos (3 turmas)
  • Operação de tratores agrícolas (2 turmas)
  • Apicultura básica (1 turma)
  • Operação de aeronave remotamente pilotada – drone – asa rotativa (4 turmas)
  • Formação de brigada de incêndio – NTCB 34 (1 turma)
  • Manutenção básica e operação de motosserra (1 turma)
  • Classificação de produtos de origem vegetal – soja e milho (2 turmas)

Estas formações são inteiramente gratuitas e os participantes ainda têm direito a certificado.

O primeiro curso de extensão realizado este ano foi de Operação de tratores agrícolas, que aconteceu na primeira semana de fevereiro.

Para saber sobre vagas disponíveis e as datas dos próximos cursos de extensão, entre em contato com o Departamento de Extensão, Estágio e Emprego do câmpus, através do e-mail extensao.svc@ifmt.edu.br ou dos telefones (65) 3341-21-28 e 3341-2139 (Fernando).