Das 10 melhores escolas públicas de MT, nove são institutos federais

Publicado por: Campus São Vicente / 5 de Agosto de 2015 às 17:38

Entre as dez escolas públicas de Mato Grosso que tiveram as maiores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, estão nove campi de Institutos Federais de Mato Grosso (IFMT). O campus Bela Vista ficou em primeiro lugar, com a nota de 591,67 nas provas objetivas e 700,63 em redação. No ranking estadual, a escola ocupa a 14ª posição e no nacional, a 1.428ª posição.

As notas por escola da edição do ano passado do exame foram divulgadas nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em Mato Grosso, alunos de 298 escolas públicas (municipais, estaduais, federais) e privadas realizaram o exame.

O campus Cuiabá -  Cel Octayde Jorge da Silva ficou em segundo lugar, com as notas de 575,07 nas provas objetivas e 615,72 na redação. Os outros sete campi do IFMT que são Cáceres (3º), Rondonópolis (4º), São Vicente (5º), Barra do Garças (6º), Campo Novo do Parecis (7º), Juína (8º) e Sorriso (9º).

Em décimo lugar, está a Escola Estadual La Salle, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. A instituição obteve a melhor nota entre as escolas estaduais, com média 524,79 nas provas objetivas e 552,71 em redação. No entanto, ficou em 5.616 da lista de 15.640 escolas do país cujos alunos prestaram o Enem no ano passado.

O desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa pelos alunos do IFMT Bela Vista tem contribuído para que a escola ocupe o 1º lugar no ranking pelo segundo ano consecutivo, de acordo com a diretora-geral do campus, Suzana Aparecida da Silva. A escola tem 700 alunos em dois cursos do Ensino Médio Integrado ao curso técnico, de Meio Ambiente e Química.

“Dessa integração entre ensino, pesquisa e extensão, os alunos têm recebido o conhecimento de uma forma integrada e integral. Isso tem surtido um efeito em que eles estão dando um retorno muito melhor, a partir do momento em que passaram a se envolver mais com a instituição junto com os professores”, afirma a diretora-geral.

Ela informa ainda que a instituição tem investido em um corpo docente qualificado. “Temos um quadro de mestres e mais de 70% de doutores. É o que faz com que o campus oferte o único programa de mestrado do IFMT, em em ciência e tecnologia de alimentos, o que dá uma engrenagem melhor dentro do campus através dos projetos de pesquisa envolvendo todos os alunos”, ressalta.

O diretor-geral do IFMT Campus Cuiabá, Nelson Suzuki, acredita que o diferencial da escola está na capacitação dos docentes. “Hoje temos um quadro muito grande de professores com mestrado e doutorado e a infraestrutura de laboratórios, isso faz com que nossos alunos tenham bom desempenho em provas de conhecimento”, comenta.

Escolas de Mato Grosso
Nenhuma escola de Mato Grosso consta na lista das mil escolas do país com melhores notas no Enem. Das 298 escolas do Estado que participaram do Enem do ano passado, 201 são públicas e 97 privadas.

A pior nota foi registrada na Escola Estadual Frei Emiliano Monteiro, em Nossa Senhora do Livramento, a 42 km da capital. Conseguiu média 433,40 nas provas objetivas e 288,33 na redação.

Fonte: G1 Mato Grosso