Doação de sangue: Trote solidário atrai dezenas de pessoas ao Centro de Referência de Campo Verde

Publicado por: Campus São Vicente / 27 de Fevereiro de 2019 às 09:35

Através da iniciativa de um aluno do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFMT São Vicente Centro de Referência de Campo Verde, na última terça-feira (19 de fevereiro) foi realizado um trote solidário, estendido à população local: uma campanha de doação de sangue.

Segundo uma das professoras do curso, Libia Boss, a ideia surgiu do nosso aluno Tiago Dias, que queria propor uma nova forma de recepção dos novos alunos com uma ação solidária. “Então realizamos uma parceria com o MT Hemocentro, que nos disponibilizou o Hemobus, que é uma unidade móvel de coleta de sangue, abrimos as doações tanto para os alunos, quanto para a comunidade externa e o resultado foi muito satisfatório.

As doações começaram às 8h, porém, às 8h30 já não haviam mais senhas para o período da manhã, tamanha a participação. No perído da tarde não foi diferente.

“Estamos surpresos realmente com o envolvimento da comunidade local, que respondeu a esse convite para salvar vidas, é muito notável essa percepção da comunidade em ajudar o próximo”, disse o professor Pedro Henrique Pereira.

O aluno Tiago Dias, que idealizou o projeto, falou que a ideia surgiu em 2017, mas as tentativas neste ano e em 2018 foram frustradas devido a agenda dos hemocentros que tem que vir da capital. “Mas em 2019 tudo saiu como planejado, a ideia de integrar os novos alunos deu certo e ainda obtivemos um grande envolvimento da comunidade”.

O Hemocentro MT realizou 70 atendimentos, a capacidade máxima durante o período em que estiveram no Centro de Referência de Campo Verde. Como a demanda superou as expectativas, muita gente não conseguiu doar nesta oportunidade. Outras ações como esta, com certeza, acontecerão em breve.

De acordo com a professora Libia de Souza Boss Cunha, a ação só foi possível com a colaboração dos alunos do curso de TADS. “Além destes alunos, contamos com o apoio voluntário do fotógrafo Giovani. Sem esta grande equipe, com certeza o evento não teria sido o sucesso que foi.”

Tiago Dias, concluinte do curso, foi o responsável por buscar patrocínios, organização do evento, organização da divulgação do evento nas redes sociais do curso.

Rosivanea Cristina dos Santos Lopes, 5º semestre, não pode estar durante todo o período do evento, devido estar trabalhando, porém trabalhou arduamente nos bastidores sendo responsável por buscar patrocínios, divulgação do evento, organização do evento, translado motorista, etc.

Danrlei da Silva, 5º semestre, Também não pode estar no evento devido estar trabalhando, porém trabalhou arduamente nos bastidores sendo responsável pela criação da identidade visual do evento e materiais de divulgação.

Itamar Godoy da Costa, 5º semestre, não pode estar no evento devido estar trabalhando, porém trabalhou arduamente nos bastidores sendo responsável por buscar patrocínios, organização do local, fixação de banner, divulgação do evento.

Jean Lucas Neves dos Santos, 1º semestre, calouro do curso que participou do evento trabalhando dentro do Hemobus, no setor de fornecimento do lanche aos doadores.

Cleber Augusto de Lima Domingos, 1º semestre, calouro do curso que participou do evento trabalhando no cadastramento e recepção dos doares.

Paulo Henrique da Silva Melo, 1º semestre, calouro do curso que participou do evento trabalhando no cadastramento e recepção dos doares.

Vanderson Luis Carniel, 3º semestre, apoio nos patrocínios para divulgação do eve

Com informação do ClickF5