Encontro de professores de Filosofia e Sociologia busca reafirmar a importância destas duas disciplinas no currículo do IFMT

Publicado por: Campus São Vicente / 30 de Setembro de 2019 às 14:01

O Campus São Vicente sediou, dias 25 e 26 de setembro, o Encontro dos professores de Filosofia e Sociologia do IFMT, com a temática “O mundo do trabalho e educação profissional: o espaço da filosofia e da sociologia no IFMT”.

Além da presença do Reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, e do Pró-reitor de Ensino, Carlos André de Oliveira Câmara, o evento contou com representantes de quase todos os câmpus e teve o objetivo de discutir o espaço e o não-espaço da filosofia e da sociologia no IFMT para estabelecer linhas de ação em comum no ensino, na pesquisa e na extensão frente aos desafios do mundo do trabalho e da educação profissional.

A conferência de abertura, com o tema “As ciências humanas e sociais nos currículos da educação profissional” foi realizada pela professora Dr.ª Clarice Monteiro Escott, do IFRS.

Iniciando o segundo dia, aconteceu a mesa redonda sobre “A presença da Filosofia e da Sociologia nos currículos da educação profissional”, com o professor Me. Édison Gonzague Brito da Silva, Pró-reitor de Ensino do IFFar. Na sequência foram realizados grupos de trabalho e painel, finalizando com a plenária.

Livio destaca a importância do evento para defender estas duas áreas do conhecimento que trabalham com a formação integral dos estudantes. “Conseguimos dialogar bastante e saímos do encontro com a proposição da análise de reafirmar a importância destas duas disciplinas no currículo do IFMT”, completou.

Para a professora de Filosofia de Campo Novo do Parecis, Hilda Regina Olea, “o encontro teve quatro elementos fundamentais: a aproximação dos profissionais de Filosofia e Sociologia, conhecemos uns aos outros e as realidades de trabalho; nesta realidade de trabalho pudemos fazer um diagnóstico da atuação destes profissionais; o registro dos anseios destes professores em seus câmpus; e com esse diagnóstico todo, nestes dois dias de trabalho, conseguimos fazer o encaminhamento à Reitoria e à Pró-Reitoria de Ensino da questão relacionada à reformulação dos PPCs dos cursos de Ensino Médio Integrado.

“Os participantes disseram que, apesar da distância, o encontro foi muito válido para o entendimento da educação profissional, que Filosofia e Sociologia fazem parte da formação profissional como também da educação básica”, contou o anfitrião do evento, Livio Wogel.

Da plenária resultou a “Carta de São Vicente”, que será encaminhada à Pró-reitoria de Ensino, solicitando sua leitura e discussão nas reuniões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e do Colégio de Dirigentes (Codir).

“Conseguimos dar alguns encaminhamentos no sentido de identificar quais são os conhecimentos que nós precisamos adquirir parar termos as competências necessárias para produzir esta reformulação, de modo que todas as áreas do conhecimento sejam contempladas e que possamos continuar oferecendo uma educação de qualidade e acima de tudo começar a produzir uma educação integrada dos nossos alunos”, explicou professora Hilda Olea.

O Encontro dos professores de Filosofia e Sociologia do IFMT foi realizado em conjunto pela Pró-reitoria de Ensino, Câmpus São Vicente, Câmpus Campo Novo dos Parecis e Câmpus Sorriso.