Ensino Médio realiza evento de reflexão sobre a Consciência Negra

Publicado por: Campus São Vicente / 25 de Novembro de 2015 às 14:52

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Departamento de Ensino Médio e Técnico (DEMT) do IFMT Câmpus São Vicente promove um evento durante toda a próxima sexta-feira (27/11).

Sobre responsabilidade da professora de história Msc. Francieli Aparecida Marinato, as atividades têm início às 8h30 no Auditório Jonas Pinheiro, com a palestra "Uma Escola sem racismo - um desafio para todos", proferida pelo prof. Claudemir Figueiredo Pessoa (IFTO).

Às 10h haverá exibição de filme, seguido de almoço, ao meio-dia, e apresentação de capoeira, às 13h, no pátio do Pavilhão Pedagógico. Durante todo o dia, também no Pavilhão, haverá exposição de trabalhos dos alunos sobre o assunto, em cartazes e painéis.

No retorno ao auditório, às 13h30, será realizada uma mesa-redonda com os seguintes participantes e temas:

• Profª. Francieli Marinato - “Exclusão do negro na construção da cidadania no Brasil”
  • Paulo Alves - “Racismo nas redes sociais”
  • Prof. Osmilto Moreira Silva - “Estereótipos a respeito do negro”
  • Prof. Pedro Fernandes da Silva - “Mentalidade cativa existente em muitas pessoas”
  • Silvia Diamantino Ferreira de Lima - “Consciência da cor da nossa pele”

Na sequência, haverá debate com perguntas dos alunos e outras contribuições do público presente. Para encerrar, às 15h, os alunos do 2º ano B farão apresentações de encenação, capoeira e dança, e desfile Beleza Negra.

Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro e foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).