Escola recebe matrizes suínas e equipamentos através de parceria com a Acrismat

Publicado por: Campus São Vicente / 21 de Julho de 2021 às 14:18

O IFMT Câmpus São Vicente tem conseguido equipar e melhorar a estrutura do Departamento de Produção a partir de diversas parcerias firmadas com empresas, entidades e associações.

Na semana passada, o diretor-geral do câmpus, professor Livio dos Santos Wogel, esteve na Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) para oficializar o recebimento da doação de 08 comedouros e 30 bebedouros que serão usados no projeto de renovação do laboratório de suinocultura da escola, na creche dos leitões.

Para o diretor-geral, “é intuito da Associação promover a educação e colaborar com pequenos produtores, e São Vicente é uma das possibilidades de parceria. A Acrismat nasceu, há aproximadamente 25 anos, em uma reunião aqui, na antiga Escola Agrotécnica de Cuiabá, e agora estão presentes para nos ajudar na modernização deste setor”.

De acordo com o nosso chefe do Departamento de Produção, Ivanor Kayser, “estamos resgatando essa parceria com a Acrismat, associação sempre foi parceira da escola”.

“O aluno Canidia Smialovski, nos falou que Acrismat tinha interesse em fortalecer a parceira com a escola e que poderia nos doar matrizes de suíno. Conversando com o Diretor Executivo da Associação, Sr. Custódio Rodrigues, e a doação das matrizes se concretizou, sendo 15 fêmeas e 3 machos”, esclarece Ivanor. Estes animais foram doados, por intermédio da Acrismat, pelas empresas Choice e Agroceres PIC.

Em visita ao Câmpus São Vicente, o Presidente da Associação foi recebido pelo Diretor-Geral, que mostrou os significativos avanços que estamos tendo em relação ao manejo de suínos, momento em que Custódio se prontificou a contribuir e colocou a Acrismat à disposição da escola.

Na última conversa, durante a entrega dos bebedouros, a Associação firmou em encaminhar um técnico para avaliar e fazer projeto dos dejetos da suinocultura da escola-fazenda, analisar a criação de um biogestor e também auxiliar na busca de recursos para esta implementação.

Também está sendo pensada, em parceria, a oferta de um curso de inseminação em suíno, e um projeto audacioso de criar uma granja de reprodutores na escola para atender as comunidades e assentamentos no entorno.

“É uma parceria de sucesso que tem nos ajudado a melhorar nossa infraestrutura, trazendo mais qualidade e dando oportunidade formação para colaborar com a suinocultura no estado de Mato Grosso”, destaca Livio Wogel.

“Esta parceria, assim como com outras empresas e entidades é importante para que nossos alunos tenham acesso ao que há de mais moderno no mundo do trabalho”, reforça.