Estudantes de Licenciatura em Ciências da Natureza visitam Laboratório de Radiologia do Hospital Municipal de Jaciara

Publicado por: Campus São Vicente / 2 de Junho de 2015 às 12:44

Os estudantes do Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza do IFMT Câmpus São Vicente, matriculados nas disciplinas de Física do Mundo Moderno, Eletricidade e Magnetismo e Mecânica Clássica participaram, no dia 25 de maio, de uma visita técnica ao Laboratório de Radiologia do Hospital Municipal de Jaciara, em Mato Grosso.

Na visita, que aconteceu durante o período noturno, os estudantes foram apresentados ao laboratório pelo técnico em radiologia Nelmir Resende Rodrigues, operador do equipamento de diagnóstico por imagem que produz radiografias convencionais e/ou digitais empregadas na área médica. Essas imagens, provenientes dos exames de raios X, ajudam a identificar fraturas, assim como alterações e patologias em órgãos internos do corpo humano.

Os estudantes conheceram os equipamentos de proteção radiológica, tais como aventais de proteção, protetores abdominais para pacientes, luvas de proteção e protetores de tireoide, assim como o isolamento da sala do laboratório. O técnico também advertiu sobre os riscos para o feto de mulheres grávidas, adotando-se o grau máximo de cautela.

Diversas partes, que também constituem do equipamento de raios X, tais quais mesa de controle, mesa suporte do equipamento, filmes utilizados, fiação elétrica e transformadores, a carcaça de chumbo da ampola que produz os raios X, os seus colimadores e ajustes, ainda foram apresentados aos estudantes.  Na sala do equipamento eletrônico de processamento das imagens, os discentes puderam visualizar várias imagens processadas.

Outro técnico em radiologia, senhor Reveu Burjack da Silva, explicou que, para exercer a profissão, é necessário ser registrado no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia. Outra informação passada pelo sennhor Reveu é que os profissionais de radiologia utilizam dosímetros de radiação, que são aparelhos que medem a quantidade de radiação a qual o profissional é exposto. Este equipamento serve como indicador direto da exposição à radiação X e se o laboratório e/ou o profissional está trabalhando dentro dos limites de segurança.

“Ações como esta são importantes no processo de formação dos futuros professores, por viabilizar uma argumentação e posicionamento crítico perante temas de ciência e tecnologia, visto que as tecnologias baseadas na utilização de radiações são utilizadas cada vez mais intensamente”, explicou o professor Dr. Geison Jader Mello, do IFMT Câmpus São Vicente, Núcleo de Jaciara.

“Assim, introduzir estes assuntos significa promover competências para avaliar riscos e benefícios que decorrem da utilização de diferentes radiações e compreender os recursos de diagnósticos médicos (radiografias), todos fenômenos envolvendo a interação da radiação com a matéria e conteúdos relacionados”, completou o professor, que aproveitou para agradecer a todos os envolvidos, em especial ao coordenador do Hospital Municipal de Jaciara/MT, senhor Vinicius Ortega Camolezi, pela parceria na viabilização da visita técnica.

Sérgio Thompson
Ascom/São Vicente