Estudantes do curso Técnico de Meio Ambiente participam do projeto "Conhecendo a Sema"

Publicado por: Campus São Vicente / 28 de Março de 2024 às 10:12

Trinta estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Centro de Referência de Jaciara participaram do projeto "Conhecendo a Sema", nesta segunda-feira (25/03). Os alunos do 3º ano do Curso Técnico de Meio Ambiente tiveram oportunidade de conhecer, na prática, disciplinas em gestão ambiental que já conheciam na teoria.

“Os estudantes matriculados no curso Técnico de Meio Ambiente do IFMT devem ter experiências práticas na gestão ambiental para aplicarem efetivamente os conhecimentos teóricos, desenvolverem habilidades aplicáveis e promoverem a conservação do meio ambiente de maneira eficaz, preparando-se assim para contribuir significativamente para a sustentabilidade em suas carreiras futuras”, destacou a Coordenadora de Indústria da Sema Maria Cristina Ramos, que palestrou sobre Licenciamento Ambiental.

Os palestrantes abordaram temas como combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais, regularização ambiental e licenciamento ambiental.

“É importante no sentido de mostrar a área profissional deles, porque ficam muito limitados a sala de aula. Essa aproximação do acadêmico e do profissional é uma das filosofias do IFMT. Ver como estes profissionais estão atuando, fiscalizando é importantíssimo para o crescimento profissional dos alunos”, afirmou o professor de Gestão Ambiental da IFMT, Felipe Gimenes.

O “Conhecendo a Sema” é organizado pela Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão. Os participantes da visita serão certificados pela Escola de Meio Ambiente.

“É uma honra e uma alegria para Sema receber os estudantes. Ao proporcionar este contato dos profissionais com os alunos a gente espera estar contribuindo na formação profissional deles, para que eles sejam capazes de apresentar projetos de qualidade para a Sema e orientar muito bem os seus clientes ou empregadores”, ressaltou a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão, Juliana Carvalho.

A estudante Manuela Fonseca, de 16 anos, aprovou a visita técnica e diz que a parte que acha mais interessante no curso é a de gestão ambiental. “Foi muito bom, são portas que abrem para nós principalmente para estágio. Na escola aprendemos a parte teórica e quando a gente vem e escuta como funciona entendemos os ramos que queremos conhecer cada vez mais na prática. Está abrindo portas para a gente poder construir o nosso futuro”.

As palestras foram conduzidas pelos setores de Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento; Superintendência de Regularização Ambiental; Batalhão de Emergências Ambientais e Superintendência de Indústria, Mineração e Serviço.

Como participar do Conhecendo a Sema
Escolas técnicas ou universidades que quiserem participar do conhecendo a Sema devem mandar um ofício endereçado para Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão, por meio do protocolo@sema.mt.gov.br

Fonte: Sema