Estudantes do IFMT São Vicente agora têm transporte gratuito entre a escola e Campo Verde

Publicado por: Campus São Vicente / 13 de Abril de 2022 às 15:42

Na semana em que o IFMT São Vicente completa seu 79º aniversário, quem ganhou um presente esperado há anos foram alunos e servidores residentes no município de Campo Verde e no assentamento Santo Antônio da Fartura.

>> Veja o trajeto no Google Maps

No dia 11 de abril (segunda-feira) entrou em funcionamento uma linha do transporte municipal que faz o trajeto Campo Verde – IFMT São Vicente. Esta era uma reivindicação antiga da comunidade, inclusive está descrito na Lei Municipal nº 1.492/2009, como uma das obrigações referentes à implantação da unidade do IFMT no município, porém nunca havia entrado em vigor.

Após conversas com o diretor-geral do IFMT São Vicente, Livio dos Santos Wogel, o prefeito de Campo Verde Alexandre Lopes de Oliveira, assumiu este compromisso e a lei foi tirada do papel e trazida à realidade de nossos alunos.

Levantamento realizado pela instituição aponta que aproximadamente 70 estudantes fazem diariamente o deslocamento para o IFMT São Vicente vindos da sede do município e de assentamentos na região.

Conforme estabelecido na referida Lei, o transporte dos alunos é gratuito. Por se tratar de ônibus de linha, mesmo que não possuir a gratuidade pode usar o transporte, mediante o pagamento da passagem no valor de R$ 14,00.

Para Amanda Sartori e Ana Luiza Strücker, estudantes semi-internas do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária, um dos maiores benefícios foi que elas agora não precisam mais desembolsar R$ 400 mensais para custear este transporte, além do conforto dos novos ônibus para o trajeto diário.

Trajeto
Dois veículos têm feito a linha Campo Verde – São Vicente. De acordo com o Departamento Municipal de Transportes Urbanos (DMTU), o ônibus sai da garagem da empresa Ricatur às 5h50, alcança o primeiro ponto às 6h, em frente a Escola Jupiara, percorre diversos pontos na cidade, chega em um ponto de ônibus na área do IFMT São Vicente em torno das 7h40, passa pelo Assentamento Santo Antônio da Fartura e retorna a Campo Verde.

No fim da tarde, o coletivo sai de Campo Verde às 16h50 e chega em São Vicente em torno das 17h30 para buscar os estudantes, retornando à sede do município.